domingo, fevereiro 12, 2006

ser muçulmano

[Embora pudesse acrescentar mais algumas ideias, subscrevo por baixo esta opinião de Nicolau Santos]

A Europa de cócoras - Opinião de Nicolau Santos in Expresso
A crise provocada pelos «cartoons» publicados num obscuro jornal dinamarquês mostrou de novo o pior e o melhor da Europa.
O pior é certamente o medo com que os Governos europeus, com algumas excepções, têm respondido a uma crise artificialmente empolada pelos radicais islâmicos e que atinge directamente um dos valores essenciais em que se fundam as civilizações ocidentais: a liberdade de imprensa. E nunca é demais lembrar a velha frase de um presidente norte-americano de que «entre um país com Governo e sem imprensa livre e outro sem Governo e com imprensa livre, prefiro claramente o segundo».
O pior é certamente esta tendência que a Europa tem para recuperar as teses de Chamberlain e pensar sempre que, através de mais concessões, se consegue acalmar a ira dos fundamentalistas, quaisquer que eles sejam. Desenganem-se. Não foi assim que foi possível parar Hitler. Não será assim que será possível parar aqueles que exigem que nós cumpramos os seus valores quando os visitamos mas que não aceitam respeitar os nossos valores quando estão na nossa casa.
O melhor é que, apesar de tudo, a Dinamarca não aceitou pedir desculpas por uma decisão livre de um jornal privado que, se ofendeu alguém, deve ser levado a tribunal pelos que se consideram ofendidos. É que os fundamentalistas não percebem que é assim que nós funcionamos e é assim que queremos continuar a funcionar.
O melhor é que vários jornais não se intimidaram e reproduziram as caricaturas, até para mostrar aos seus leitores o que está em causa.
O melhor é que começa a haver movimentos que mostram que estamos dispostos a defender os nossos valores. E que ainda há muita gente na Europa que não aceita a intimidação, a chantagem, a ameaça e a violência para nos obrigarem a viver de cócoras.

in Expresso

Sem comentários: