sábado, fevereiro 11, 2006

colocar vida no mundo

[Um blog que fomenta uma reportagem da Única do Expresso, digno de registo: ]

Única
O sonho que comanda vidas
«Hoje fui fazer outra eco para ver como estava o meu 'forninho'. Os ovários estão óptimos, o endométrio é que já devia estar mais fino. Devia ter 4 mm e está com 4,4 mm, o que quer dizer que só começo as injecções no dia 7...»
O «post» colocado por Elsa Ferreira no seu blogue, a 31 de Janeiro, parece cifrado em linguagem clínica, mas quem como ela sofre de infertilidade, e lhe lê os desabafos em sonhosermama.blogspot.com percebe cada palavra e em cada uma identifica a tensão, o medo, a esperança com que esta mulher de 34 anos inicia mais um tratamento de Procriação Medicamente Assistida (PMA).
Elsa integra o lote de 10 a 15% de portugueses em idade fértil que não conseguem filhos naturalmente. São cerca de 500 mil casais que regem a vida conjugal, o corpo, a mente, a conta bancária em função do passo seguinte que lhes poderá dar o desejado filho. No caso de Elsa é a sua segunda Fertilização In Vitro (FIV) em quatro meses, o sexto tratamento desde Agosto de 2002, altura em que lhe foi diagnosticada uma hiperplasia e traçada a dependência de uma futura gravidez de ajuda médica. Em caso de resultado negativo, será também a última durante os tempos mais próximos.

Versão integral na edição nº 1737
Raquel Moleiro

Sem comentários: