sábado, fevereiro 11, 2006

ciência em mudança

Investigadores da Universidade de East Anglia
Sobre-aquecimento do planeta é o mais extenso e longo dos últimos 1200 anos
O sobre-aquecimento climático do planeta no final do século XX foi o mais extenso e longo dos últimos 1200 anos, conclui um estudo de dois investigadores da Universidade de East Anglia, Reino Unido, publicado na edição de amanhã da revista norte-americana “Science”.
Os climatólogos Timothy Osborn e Keith Briffa analisaram 14 locais diferentes no Hemisfério Norte, medindo os anéis de crescimento anual no tronco das árvores, nos glaciares e nos sedimentos contendo fósseis de animais. Estas medidas possibilitaram determinar as temperaturas nos diferentes períodos.

Os investigadores compararam estes dados com temperaturas remontando a 1856, ano a partir do qual começaram a ser medidas cientificamente.Para tentar determinar se esta subida das temperaturas reflecte ou não uma flutuação natural do clima, os cientistas compararam a amplitude relativa do sobre-aquecimento actual no Hemisfério Norte a outros períodos de arrefecimento e sobre-aquecimento desde o ano de 800.
Os investigadores recorreram também a relatos de pessoas que viveram em épocas diferentes na Idade Mediam e que testemunharam fenómenos climáticos particulares, como por exemplo o congelamento de um canal na Bélgica e na Holanda.
mais in Publico.pt

Sem comentários: