domingo, janeiro 15, 2006

wikipedia

Wikipédia é hoje um "bem público e voluntário"
Missão reunir na Internet o máximo de informação possível, em constante actualização. Foi assim que começou a 15 de Janeiro de 2000 a Wikipédia, uma plataforma enciclopédica que tem crescido graças aos seus utilizadores, mas que hoje é já vista como credível e mesmo como um bem público, ligado a um novo modelo económico.
António Machuco Rosa, professor universitário na área das novas tecnologias, disse ao Diário de Notícias que a Wikipédia "é uma coisa interessante, porque se tornou num bem público", em que centenas de pessoas participam de forma voluntária".
Esta enciclopédia online é editada pelos utilizadores e qualquer pessoa pode introduzir, acrescentar, modificar ou corrigir dados disponíveis. Esta característica tem levado a um crescente debate sobre a credibilidade da informação da Wikipédia.

No entanto, Machuco Rosa dá mais importância à sua característica de "bem público" desta plataforma, afirmando "Estamos no acesso a um novo modelo económico, com novos bens, que, com esta característica de serem bens públicos associados à Internet, funcionam num regime diferente das motivações económicas tradicionais."

O docente explica que, "independentemente das micromotivações de cada um, o facto de o bem estar ali à mão de qualquer um vai implicar que seja produzido. Não é preciso o instinto altruísta de quem quer que seja para que este bem público, em regime de voluntariado, acabe por ser produzido". O que se torna mais evidente "quando já há uma grande massa crítica de aderentes a uma plataforma, que tem um acesso fácil ao leigo, isso garante a proliferação do bem". Porém, António Machuco Rosa admite que, "num bem público desta natureza, vão existir necessariamente alguns problemas", mas a prova da sua importância "está na adesão enorme que a Wikipédia tem tido. Apesar de, num caso ou outro, haver problemas no controlo de qualidade dos artigos, é cada vez mais importante que a sociedade de informação tenha bens públicos". Esta adesão ao projecto pode justificar- -se pela variedade e acessibilidade à informação online.

mais in DN

Sem comentários: