domingo, janeiro 22, 2006

sem stress

Vida sem 'stress' para atrair turistas ao Algarve
Algarve vai ser pioneiro no País num novo conceito de vida que se pretende sem stress, tendo por objectivo reforçar a imagem turística. A aposta passa por combater estilos de vida como o fast food (comida rápida) hipercalórico que cadeias internacionais como a McDonald's protagonizam. As slow cities têm por objectivo dar qualidade às cidades e, consequentemente, às pessoas a vários níveis. Nesse sentido, Lagos, Silves, São Brás de Alportel e Tavira apresentaram a candidatura ao certificado de slow cities.

O movimento surgido há mais de dez anos em Itália, tendo-se estendido a vários países, entre os quais a Espanha, Croácia e Alemanha. Três representantes daquela estrutura inspirada no movimento slow food (comida lenta), iniciaram, ontem, uma visita àquelas localidades algarvias, e concluem hoje com uma deslocação a Tavira, a fim de tomarem conhecimento das condições existentes.

Ao ritmo do... caracol
A inclusão na rede internacional de slow cities depende das estruturas criadas ao nível urbano, num mínimo de 30 por cento dos objectivos, desde o trânsito fora dos centros das cidades, existência de parques de estacionamento, acessibilidades e instalação de ciclovias, até espaços verdes, condições de mobilidade, nomeadamente para deficientes motores, e preservação das zonas históricas, entre outros aspectos.
Cada localidade aderente ostenta como símbolo um caracol entre um prédio novo e uma casa antiga, representando "a ligação do que é bom pela tradição aliado à novidade, às novas tecnologias e ao futuro", explicou ao DN Ana Albuquerque, advogada e especialista do movimento. Ponto assente é que as capitais de distrito não o podem integrar.

mais in DN

www.slowfood.com
Slow Cities
CNN.com - Farewell, fast lane: Italy inaugurates 'Slow Cities
'Slow Food' Movement Defends Culinary Diversity
Eric Shackle's eBook - Slow Cities
Observatório do Algarve

Sem comentários: