quinta-feira, janeiro 26, 2006

parabéns mozart - amanhã

Música: Eborae Mvsica evoca Mozart no dia dos 250 anos do seu nascimento
Os 250 anos do nascimento do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart vão ser comemorados sexta-feira, em Évora, pela Associação Musical Eborae Mvsica, através de concertos e projecção de filmes, foi hoje anucniado. Segundo a Eborae Mvsica - Associação Musical e Conservatório Regional de Évora, o plano de actividades delineado para este ano vai integrar vários momentos para evocar o "génio da música" austríaco.
A primeira dessas homenagens está marcada para sexta-feira, dia em que se assinalam os 250 anos do seu nascimento, a 27 de Janeiro de 1756 em Salzburgo, Áustria.
Nas suas instalações, no Convento dos Remédios, durante o dia, a Eborae Mvsica vai relembrar Mozart com a projecção de filmes de DVD sobre o compositor, audição comentada de partes da sua obra e abordagem em sala de aula. Ao final do dia, às 18:30, no mesmo local, é a vez de alunos e professores interpretarem peças do compositor, num concerto dedicado em exclusivo a Mozart. Um outro concerto está agendado para a noite, às 22:00, no Espaço Celeiros, protagonizado por um grupo de alunos, acompanhados em alguns momentos pelos professores, e baseado em peças de Mozart e outros compositores.
Os eventos programados para sexta-feira na cidade alentejana são organizados por Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura, Delegação Regional da Cultura do Alentejo e Instituto das Artes.

Wolfgang Amadeus Mozart compôs o primeiro concerto aos 11 anos e do seu espólio constam, nomeadamente, 41 sinfonias, 27 concertos para piano, concertos para violino, trompas, flauta, oboé, clarinete e fagote. --- in Lusa

Sem comentários: