quinta-feira, janeiro 26, 2006

o prodígio de mozart

Image hosting by Photobucket

Em Viena estão-se a comercializar neste período croissants Mozart.

Mozart continua popular e actual 250 anos após o seu nascimento
O compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart nasceu há 250 anos e morreu novo, mas a sua vasta obra continua a ser interpretada e os especialistas ainda a consideram actual e popular.
"A obra de Mozart é intemporal, porque a grande arte não tem tempo, não está presa à actualidade", afirmou o maestro António Victorino D'Almeida à Agência Lusa, considerando ainda que o filme "Amadeus", que Milos Forman realizou em 1984, ajudou a divulgar a figura do génio. Embora em termos históricos o filme quase não tenha relação com o que se sabe ser a verdade sobre Mozart, `Amadeus' contribuiu muito para popularizar o compositor", afirmou ainda Victorino D'Almeida.
"Há cerca de cinco anos, uma estatística mostrou que o músico que ganhava mais dinheiro em direitos de autor era Paul McCartney, porque a cada minuto uma música dele era tocada algures no mundo, e revelou também que, se Mozart estivesse vivo e a receber direitos de autor, era 60 vezes mais rico do que o ex-Beatle, já que os seus temas são tocados a cada segundo que passa", recordou ainda o maestro.
Para António Victorino D'Almeida, a criação de Mozart "é inexplicável, prodigiosa", pois, em apenas 35 anos de vida, "criou tantas e tão boas obras que é impossível escolher apenas meia dúzia de favoritas".

mais in Lusa

Sem comentários: