quinta-feira, janeiro 26, 2006

arco

Cultura: 14 galerias portuguesas na Feira Arte Contemporânea de Madrid (ARCO)
Pelo menos 14 galerias portuguesas participam na 25ª edição da ARCO, a Feira de Arte Contemporânea de Madrid, que decorre entre 09 e 13 de Fevereiro e que este ano tem como país convidado a Áustria. A edição deste ano será marcada por várias exposições a solo, entre elas 16 projecto de arte espanhola, "como metáfora da diversidade cultural espanhola", mais de uma dezena de projectos de "media art" e 10 "propostas subversivas" de artistas com menos de 40 anos.
A par das exposições haverá ainda uma mostra do panorama artístico de várias cidades, entre as quais o Porto, neste caso sob responsabilidade de Miguel von Hafe Pérez.
Haverá ainda um número de exposições públicas e corporativas, entre as quais o Programa Salas, que pretende "reforçar o apoio que um conjunto de organismos públicos e coleccionistas espanhóis dão à arte". No espaço da feira estarão ainda disponíveis edições e publicações sobre arte contemporânea de vários países, em paralelo à livraria da própria ARCO.
A lista de participantes já conhecida inclui galerias portuguesas de vários pontos do país - Lisboa, Ponta Delgada, Braga, Porto e Oeiras, que estarão entre as centenas de galerias de vários países que apresentarão as suas obras nos dois pavilhões do complexo da Feira de Madrid.
Entre os participantes contam-se a "24B Arte Contemporânea" (Oeiras), Fonseca Machado (Ponta Delgada), Mário Sequeira (Braga) e Graça Brandão, Pedro Oliveira, Presença e Quadrado Azul (Porto).
Da capital portuguesa virão seis galerias: Ara-Galeria de Arte, Cristina Guerra Contemporary Art, Filomena Soares, Galeria 111, Jorge Shirley, Lisboa Vinte e Pedro Cera.
Paralelamente à feira, haverá ainda uma gama variada de programas, incluindo debates e análises, entre eles o 4º Fórum Internacional de Peritos em Arte Contemporânea, que reunirá artistas, críticos, coleccionistas, conservadores, comissários de museus e responsáveis de galerias. O fórum analisará, entre outros temas, "A Arte de Coleccionar Arte", "Nova Media", "A formação do artista", "Cinema como arte" e "Coleccionar para os museus de hoje".

mais in Lusa

Sem comentários: