segunda-feira, fevereiro 28, 2005

frio, tenham muito frio


Vejam este site para ver fotos muito recentes da Serra da Estrela.

Serra da Estrela com 11 graus negativos
A temperatura nas Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, desceu esta manhã aos 11 graus negativos. O dia é já considerado o mais frio do ano, disse fonte do centro de limpeza de neve local.

Em 2003, os termómetros nas Penhas da Saúde chegaram a descer aos 12 graus negativos, informou a mesma fonte. As baixas temperaturas e a queda de neve levaram ao encerramento ao trânsito, desde as 19h15 de domingo, da estrada Nave/Piornos/Sabugueiro, no maciço central da Serra da Estrela.

petroleo para quem quer

Gasta-se um barril de petróleo por mês nas casas portuguesas
Uma família urbana portuguesa pode gastar 12,2 barris de petróleo por ano em transportes, energia eléctrica para os seus principais electrodomésticos e em embalagens. Os valores resultam de uma simulação feita por investigadores do Instituto Superior Técnico. Mostra ainda que a poupança energética dentro de casa pode contribuir para reduzir a factura energética do país em cinco por cento. A família também ganha. Por Lurdes Ferreira

Onze meses e meio por ano, a família M. - pai, mãe e filho ainda criança -, cumpre as rotinas da vida de trabalho, reúne-se apenas à noite no seu apartamento em Carcavelos e, quando chegam as duas semanas de férias no Algarve, leva-as a sério. Este é o ponto de partida da "história" de uma família urbana portuguesa e de como uma boa parte do que consome só é possível a partir do petróleo, para além do óbvio combustível do carro.
A história, contada a partir de uma simulação de uma equipa de investigadores do IN+ - Centro para a Inovação, Tecnologia e Política de Investigação do Instituto Superior Técnico (IST), em colaboração com o PÚBLICO, tem um final claro: a família M. precisa de gastar mais de 12 barris de petróleo por ano (12,2), à média de um barril por mês, para satisfazer as suas necessidades de transporte, de energia eléctrica em casa e de consumo de embalagens.

Na verdade, a família virtual "gasta" ainda mais barris, já que a história fala apenas de três grandes grupos de consumo ligados ao petróleo, deixando de fora todos os outros bens e materiais que nos rodeiam, à base de polímeros, e que são produzidos pela indústria petroquímica. Estes vão desde os pêlos da escova de dentes ao capacete da moto e calçado desportivo, passando pelos computadores, pelas fibras sintéticas nos têxteis e pelos brinquedos. Faltam ainda, por exemplo, os fertilizantes, o asfalto das estradas, as tintas e o fabrico de implantes.
in Publico

bye bye oscars.

A cerimónia dos Óscares decorreu esta madrugada.
Em (quase) directo no MagaCINE. MagaCINE. MagaCINE.


A linda Scarlett Johansson foi apenas apresentadora.


Clint Eastwood foi o homem da noite ao vencer o prémio para melhor realizador e melhor filme - Million Dollar Baby. Aqui vai para o palco para o seu segundo prémio. Um beijo repenicado a Hillary Swank que venceu o Oscar para melhor actriz.
Melhor actor: Jamie Foxx, por Ray.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

alasca, congelador de vida antiga



Descongelada bactéria com 30 mil anos no Alasca
Um cientista do Centro Marshall da NASA revela ter descongelado bactérias que gozavam de boa saúde há 30 mil anos. Numa entrevista à televisão norte-americana, Richard Hoover explicou que os organismos que reanimou estavam congelados perto de Fox, 20 quilómetros a norte de Fairbanks, no Alasca.

O investigador procura há dez anos organismos que tenham vivido numa época em que se pensa ter existido vida em Marte. A confirmar-se a antiguidade das bactérias agora descobertas, serão contemporâneas de condições propícias à existência de vida naquele planeta e Hoover terá conquistado o seu objectivo.
Perito na investigação de organismos antigos, o cientista já tinha anunciado em 1998 - juntamente com Sergei Abyzov, da Academia de Ciências da Rússia - , a identificação de fungos, algas e bactérias congelados há 400 mil anos nos gelos da estação de Vostok, a 1 mil quilómetros do Pólo Sul. Agora, diz que uma bactéria que encontrou durante uma perfuração da tundra do Alasca, e que identificou como Carnocacterium pleistocenium, cresceu provavelmente no Plistoceno e foi contemporânea dos mamutes.

O solo dessa região do Alasca está em condições de congelação permanente e consiste numa mistura de gelo, terra e pedras a uma temperatura que não ultrapassa os 4 graus centígrados abaixo de zero. «Quando se perfurou o túnel de Fox atravessaram-se camadas geladas do Plistoceno que são semelhantes às estruturas que agora vemos em Marte», referiu o investigador.
Os blocos de gelo tinham uma camada de cor castanha dourada de aproximadamente meio metro de espessura, que por sua vez continha um grupo de bactérias pardas, disse Hoover. O cientista acrescentou que quando observava com o microscópio uma pequena amostra de gelo cheia de bactérias, «as bactérias que tinham estado no gelo começaram a nadar quando a temperatura subiu». Isto é, «estavam vivas, mas estiveram congeladas durante 30.000 anos», sublinhou.

Imagens recentemente enviadas pela sonda espacial europeia Mars Express indicam que existe um gigantesco mar gelado perto do equador de Marte, na primeira prova da existência de gelo fora das zonas dos pólos daquele planeta. Hoover disse que esse vasto mar está coberto por uma camada de pó que poderia ser aquecida pelo Sol e conduzir o calor até abaixo, criando camadas de água sob a superfície em algumas épocas. «Essas camadas poderiam ser regiões ideais para a actividade microbiológica e isso significa que a presença desse mar congelado aumenta enormemente a possibilidade de existir vida em Marte ainda actualmente», afirmou.
in Expresso

Google Hurray



Google lança ferramenta de busca de filmes
O motor de busca Google anunciou na quinta-feira o lançamento de uma nova ferramenta, o Google Movie, que permite que os internautas façam pesquisas por filmes.

Além de fazer pesquisas através de nomes de filmes, o Google Movie permite também fazer pesquisas por actores, frases ditas nos filmes e muito mais.
Se o internauta quiser saber o nome de um filme, faz a pesquisa pelo nome dos actores que, em segundos, o Google mostra os resultados.

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

chove em los angeles



Los Angeles. Sim, choveu em Los Angeles ontem, aliás a cidade tem sofrido com algumas tempestades de chuva. Visto daqui parece uma cena do filme Independece Day. Será uma nave?

Downtown Los Angeles (top) and Hollywood (R) are visible during a short break in the rain in Los Angeles, California. Los Angeles Mayor Jim Hahn has asked the US federal government to declare the city a disaster area after storms triggered mudslides and flooding that led to the deaths of nine people, officials said.(AFP/Getty Images/File/David McNew)

publico.pt pagoooo

[É com tristeza que coloco esta noticia, sobre o Publico.pt, o site de informação mais visitado no país, passar a ver o acesso à edição impressa, paga. De certa forma justifica-se... era de facto bom demais para ser gratuito, infelizmente a Sonae quer facturar, e alguém tem de pagar. Era um excelende serviço público gratuito, o Público. Além disso o site mudou de grafismo, para algo bem pior, na minha opinião. Queremos o site antigo de VOLTA. Queremos? Quem? Eu, pelo menos. E as pessoas que conheço também.]

Publico.pt vai ter acesso pago
O acesso à edição impressa do Público através do site vai passar a ser limitado a assinantes. Uma alteração que ainda não ser verifica, mas que acontecerá «nas próximas semanas», como explicou ao M&P José Vítor Malheiros, director do Público online. A justificação do director editorial é clara: «serviços deste tipo não se podem manter sem receitas», afirma. Fica, no entanto, a promessa de que a maioria dos conteúdos continuarão a ser de acesso livre. Entretanto, o site tem já cara nova. A primeira alteração salta à vista assim que se acede a www.publico.pt e se percebe que este passou a publico.clix.pt. Uma mudança firmada pelo acordo com o Clix - na linha do que já fizeram outras publicações - e que assenta, segundo o responsável, numa «rentabilização de recursos técnicos».
Todo o grafismo e conteúdo continuam sob a alçada do Público. Neste campo, as novidades são muitas. Um «design mais claro, com melhor qualidade e mais moderno» e a integração da homepage com a secção de Ultima Hora são, para já, as primeiras apostas. Mas «outros sites serão integrados numa próxima fase, inseridos num quadro de navegação partilhado», adiantou José Vítor Malheiros.
O lançamento oficial do novo Público online só acontecerá a 5 de Março, dia em que o jornal festeja o seu 15º aniversário. Para assinalar a data, dia 4 de Março chega às bancas a nova edição do Livro de Estilo do Público, que será distribuído com o jornal, estando posteriormente disponível para venda directa nas livrarias.
in Meios e Pub

magnetar. wow, o que foi aquilo?



Depois da explosão. Imagem da NASA.

Magnetar deu origem à maior explosão de luz do Universo até agora detectada pelos cientistas
Energia libertada a 50 mil anos-luz da Terra por uma estrela de neutrões foi equivalente à que o Sol produz em 100.000 anos

A maior explosão de luz até hoje detectada foi registada por duas equipas de cientistas. Trata-se de uma explosão de raios gama e de raios X, ocorrida numa galáxia distante da nossa e que, de tão potente, abalou a Lua e os instrumentos dos satélites em órbita, iluminou a camada superior da nossa atmosfera e terá sido 100 vezes mais potente do que a maior até hoje registada, apesar de ter durado apenas um décimo de segundo. O feito, que foi detectado a 27 de Dezembro, está a ser agora minuciosamente analisado, para compreender qual a sua origem.

Os cientistas, que divulgaram as suas observações numa reunião organizada esta semana pela agência espacial norte-americana (NASA), dizem que a imensa explosão, invisível à vista desarmada a partir da Terra, pode ter tido origem num objecto com um tamanho de cerca de 20 quilómetros, localizado numa galáxia distante da nossa.
"São conhecidas apenas duas explosões gigantescas deste tipo nos últimos 35 anos. Mas este evento de Dezembro foi 100 vezes mais potente do que qualquer um dos outros registados", explicou, num comunicado divulgado pela NASA na sua página da Internet, David Palmer, investigador do Laboratório Nacional de Los Alamos (EUA), que descreve a observação feita através do telescópio de raios gama Swift da NASA e do VLT (Very Large Telescope) do Observatório Europeu do Sul, no Chile.

As duas equipas esclareceram que se trata de uma explosão de uma estrela de neutrões com um enorme magnetismo, conhecida como um magnetar. Neste caso, o magnetar está identificado com o nome SGR 1806-20 e poderá estar a 50 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sagitário. in Público



Era assim antes da explosão. Linda, Magnetar.

gratuito e moderno

Destak com novo grafismo e renovação editorial
O jornal gratuito Destak assinala a sua edição nº 200 no próximo dia 3 de Março com um novo grafismo e realinhamento editorial. De acordo com Francisco Pinto Barbosa, director da publicação, a mudança tem como objectivo «aproximar o jornal ainda mais do leitor, apostando na informação, entretenimento e desporto».
Em termos editoriais, o jornal, participado pela Cofina desde o final de 2004, continuará a utilizar conteúdos de outros títulos do grupo de Paulo Fernandes, o que «tem sido muito valorizado pelos nossos leitores».
Sem querer adiantar mais pormenores sobre as novidades, Francisco Pinto Barbosa afirma que «as mudanças traduzirão um design mais arrojado, mantendo todavia o estilo leve, e o alinhamento editorial aproximar-se-á do perfil do leitor Destak – jovens urbanos com poder de compra». Em resposta aos comentários de que o jornal não estaria a chegar aos locais de distribuição habituais, garantiu que o Destak «continua a estar acessível nos mesmos pontos de distribuição» comentando que «felizmente, dada a sua elevada aceitação, esgota rapidamente».
in Meios e Pub

mourinho loses



Mourinho perdeu. O Chelsea foi derrotado em Barcelona. 2-1. Drogba foi mal expulso.



Ronaldinho e Paulo Ferreira.

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

snow snow snow



Em Inglaterra.

frida in louco



Tate Modern expõe mostra monográfica de Frida Kahlo
A Tate Modern, em Londres, vai inaugurar a 9 de Junho uma exposição monográfica de Frida Kahlo. A retrospectiva, considerada a mais importante consagrada à artista mexicana dos últimos 20 anos, estará patente ao público até 9 de Outubro, com um preço de 10 libras (15 euros).

Ao todo são 80 obras, emprestadas por museus e coleccionadores, que incluem retratos, naturezas mortas e óleos de forte conteúdo político.
A Tate Modern seleccionou peças de todos os períodos desta artista, considerada uma das mais influentes do século XX e que contribuiu para erigir a identidade nacional do México nos anos 30.

ilegais. porquê?

Polícia apreende 1427 DVD e CD ilegais na Feira do Relógio
A Polícia Municipal de Lisboa apreendeu ontem mais de 1400 DVD e CD pirateados, que estavam a ser comercializados na Feira do Relógio, em Lisboa.
De acordo uma nota divulgada à imprensa, foram apreendidos 1.427 DVD e CD ilegais, contendo filmes, música e jogos, no âmbito de uma acção de fiscalização daquela autoridade à venda ambulante.
A polícia revelou ainda que foi detido no mesmo local, cerca das 13h00, um carteirista de 25 anos de idade, por ter furtado uma carteira com vários documentos.

Loucura pelos bilhetes de U2 começa sexta-feira



Os membros do clube de fãs do grupo irlandês podem desde ontem adquirir o ingresso para o concerto de dia 14 de Agosto em Alvalade

Sexta-feira, 10h. É este o dia e a hora que marca a venda oficial dos bilhetes para o concerto da banda irlandesa U2, segundo anunciou ontem a promotora do concerto Ritmos e Blues. Já os membros do clube de fãs do grupo irlandês podem desde ontem adquirir os ingressos para o espectáculo que encerra a digressão da banda.
«Será o maior concerto alguma vez visto e feito em Portugal, devido à sua estrutura e à receita prevista», disseram ontem os promotores Álvaro Ramos e Nuno Braancamp na apresentação oficial do concerto que terá lugar no Estádio de Alvalade. Os 48.984 bilhetes estão disponíveis a partir de 54 euros (ver caixa), algo que não deverá afastar os fãs.
A digressão mundial «Vertigo» começa a 28 de Março nos Estados Unidos, onde já foram vendidos 370 mil bilhetes, e está a suscitar uma procura sem precedentes. Na Europa todos os concertos são em estádios e, nas cidades onde foram postos à venda, estão esgotados.

Preços:
Central VIP: €100.50
Central inferior: €81
Central Superior: €67
Topo Superior: €54
Relvado e Topo Inferior: €54

Dia: 14 de Agosto
Local: Estádio Alvalade XXI
Locais de venda (a partir de 25 Fevereiro – 10h): lojas FNAC (só para quem tem cartão FNAC); Agência Abep; Agência Alvalade; em dez bombas da BP espalhadas por todo o país – só disponível a partir de 1 de Março
Só é permitido adquirir no máximo 4 bilhetes por pessoa

TABELA
País número de bilhetes Tempo que demorou a esgotar
Alemanha 44 mil 40 minutos
Irlanda 40 mil 50 minutos
Bruxelas 50 mil 4 horas
Espanha 80 mil* 8 horas
* Concertos em Barcelona, Madrid e San Sebastian

paisagens leva-as o vento



Na faixa de Gaza.

vende-se e olha-se



Sapatos na moda.

tudo a ver, nada a ver



A young visitor watches a walrus swim behind glass in Moscow's zoo, February 22, 2005. The Moscow zoo was founded in 1864 and now has a collection of 6094 animals of 1001 species. REUTERS/Alexander Natruskin




Argentine actress and model Luciana Salazar poses at a swimming pool in Vina del Mar, Chile February 19, 2005. REUTERS/Eliseo Fernandez

terça-feira, fevereiro 22, 2005

livro do tesouro


Livro desencadeia verdadeira caça ao tesouro nos EUA
Um livro escrito por um engenheiro informático nos EUA desencadeou uma verdadeira corrida ao tesouro. «Um tesouro escondido», publicado em Novembro de 2004 por Michael Stadther, está a fazer com que centenas de pessoas procurem na obra pistas para encontrarem uma arca com um milhão de dólares em jóias.

O autor inspirou-se na obra «Masquerade», escrita em 1979 por Kit Williams, que escondeu um colar de ouro e pedras preciosas que acabariam por ser encontradas três anos depois por uma camponesa.
O tesouro é constituído por peças que o autor adquiriu nas suas viagens pelo mundo, embora, a maior parte tenham sido criadas por jovens artesãos do Conneticut que utilizaram pedras preciosas como diamantes, ametistas, pérolas, safiras e rubis da Birmânia. Todas as jóias representam pequenos insectos como borboletas, escaravelhos e aranhas.
O livro conta a história de 12 fadas (tantas como as jóias) que vivem num bosque e que encontram um lenhador cuja mulher tem poderes especiais. O casal tem ainda uma mascote, o Pook, que representa o próprio cão de Stadther.

Ao longo da história, os leitores devem seguir as pistas para completar os puzzles que acompanham o livro e que os conduzirão ao desejado tesouro.
Segundo o conto, para alcançar as preciosidades é necessário encontrar 12 fichas de ouro com 18 quilates que o autor escondeu cuidadosamente em lugares públicos.

O autor levou oito anos a escrever a sua história, dedicando-se também à sua ilustração. O esforço foi, no entanto, recompensado uma vez que a obra vendeu mais de 100 mil cópias em cinco semanas ocupando o segundo lugar nos livros infantis no ranking do The New York Times.
Até agora nem o tesouro nem as fichas de ouro foram encontradas mas o autor garante que estão acessíveis não se encontrando nem em locais perigosos, nem enterradas nem em propriedades privadas.

Stadther assegura que o tesouro encontra-se escondido em lugares públicos dos EUA e a única forma de o encontrar é seguir as pistas do livro.
in DD

um avião que faz chuva



[Quem diria que um dia, haveria um avião que provoca a chuva hein. Ora aí está ele.]

C-130 da Força Aérea vai tentar induzir chuva quarta-feira
Um C-130 Hércules da Força Aérea vai descolar na quarta-feira, sobrevoando durante duas horas Coimbra, Castelo Branco e Évora, entre outras localidades, com o objectivo de largar na atmosfera porções de iodeto de prata e cloreto de potássio a fim de induzir a precipitação de chuva.

Segundo um comunicado emitido esta terça-feira pelo Ministério da Defesa, o perfil do voo será coordenado pelos radares do Instituto de Meteorologia, ficando-se assim a saber quais os locais e altitudes com as melhores nuvens.
O objectivo desta missão, refere-se na nota, é que as substâncias libertadas (inofensivas para a saúde e solos) sobre as nuvens venham a funcionar como elementos aglutinadores da água em suspensão.

Com o aumento do peso devido à água, estas partículas irão, posteriormente, cair sob a forma de chuva, provocando uma reacção em cadeia em toda a região de voo, adianta o comunicado.
O projecto conta com a colaboração do Instituto de Estudos Ambientais e de Meteorologia da Universidade Lusófona.
in DD

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

canta na chuva





What a Glorius Feeling


Que sentimento glorioso, cantar e dançar na chuva. Depois de um dia de eleições, nada como descansar a vista e o espirito a ver o filme clássico Singin´ in the Rain.
Gotta Dance.

Um musical extraordinariamente vivo. Com um clima fantástico. Acredito que Santana Lopes deve estar a ver o belo filme. Se não está, devia.
Fantástico mesmo. A cena do Gene Kelly, que também foi um dos realizadores do filme, a dançar e cantar na chuva é um tributo à felicidade retratada no cinema. Maravilhosamente contagiante. Alegra qualquer um. É sorriso na face garantido.

surfing



In this photo provided by Monster Energy, Derek Ho pulls into the Banzai Pipeline on the first day of the Monster Energy Pipeline Pro, Thursday, Feb. 17, 2005, on the north shore of Oahu near Haleiwa, Hawaii. The contest helps determine which surfers will be eligible for the World Championship Tour of the Association of Surfing Professionals. (AP Photo/Monster)

NY Times, expanding

The New York Times Company compra portal About.com
A The New York Times Company vai adquirir por 313 milhões de euros o portal de informação About.com, propriedade do grupo Primedia. Este portal oferece 500 blogues com conselhos práticos para a vida quotidiana e atrai por mês mais de 22 milhões de pessoas.

Cerca de 500 especialistas trabalham neste portal para alcançar a diversificada oferta de conteúdos.
About.com é um portal no qual se oferecem ao leitor recomendações sobre praticamente qualquer tema: desde as melhores técnicas de meditação, à forma de comprar um automóvel em segunda mão ou as receitas mais apetitosas com um determinado ingrediente. «Seja o que procura, a resposta está no About.com», diz o seu slogan.
in DD

domingo, fevereiro 20, 2005

votar ou não votar

Vitórias e derrotas. O previsível aconteceu. O Partido Socialista, sob a cara de José Sócrates, venceu as eleições legislativas portuguesas. Santana Lopes saiu chamuscado, como se esperava, com uma derrota que acaba por ser em toda a linha da direita. Agora que o PS venceu voltamos a ver as caras do pantano guterrista, que sairam debaixo das pedras a gritar vitória e a gritar: tacho.
Também acho interessante ver o cinismo dos derrotados e dos vitoriosos.

Os vitoriosos vêm proclamar a grande vitória e fazer autêntica adivinhação ao olhar para estatísticas. É um pouco como a astrologia. Olham para umas percentagens e dizem: ora, os portugueses querem dizer com isto que nós somos os melhores do mundo, somos geniais, somos lindos, perfeitos, excelentes, a salvação, etc.
Os derrotados olham para as mesmas estatísticas e vêem ali umas partes da estatística que não é má de todo.
É engraçado também ver como pessoas como Marques Mendes vêm falar apenas e só para mostrar que mais uma vez querem candidatar-se à liderança na tentiva de explorar ao máximo a derrota de Santana. O mesmo fez Luis Nobre Guedes no PP.

«As pessoas estavam desesperadas. Este novo governo vai mudar tudo e fazer o nosso país muito bom. Dar emprego a todos. Com a tralha guterrista tinha emprego, o cherne tirou-me o emprego e agora o Sócrates tem de me dar emprego outra vez», dizem alguns burros que agitam umas bandeiras. «Tenho muita fé no Sócras, viva o Sócras, ele vai-nos dar emprego», berra uma génia.

sábado, fevereiro 19, 2005

jantar à luz da nudez


[Nos bares mais na moda mulheres deslumbrantes passeiam-se com pouca roupa a mostrar grande parte do corpo. Neste restaurante pessoas comuns, gordas, feias, velhas, entre outras, alimentam os seus corpos nus. Uma coisa parece certa, o ar condicionado tem de ser bom.]

NEW YORK (Reuters) - The diners arrived at a nice Manhattan restaurant on a cold February night and stripped off coats, hats, gloves and scarves. They didn't stop there. Skirts, shirts, pants, underwear and stockings all ended up stashed in plastic bags by the bar as the patrons got naked for the monthly "Clothing Optional Dinner."

"It's exciting to be in a restaurant nude," said George Keyes, 65, a retired junior high school English teacher. Nude yes, but not unadorned.

Around 30 people arrived for the buffet dinner -- no hot soup on the menu -- most of them middle-aged, several married couples, some singles, the youngest perhaps in their 30s. Health regulations mean staff must remain clothed even if they wanted to join in. And diners must bring something to sit on -- a towel or, for discerning women, an elegant silk scarf. REUTERS/Mike Segar

bush as na europa

George W. Bush está numa visita à Europa, e ontem foi entrevistado por uma televisão alemã onde mais uma vez demonstrou o desejo de atacar o Irão e procura agora o apoio europeu.


Estava aqui eu a pensar, se fosse uma entrevista feita em Portugal, a Bush, apesar de haver excelentes jornalistas televisivos, a minha escolha para entrevistador (ou um dos) seria Adelino Gomes.

bloggers jornalistas?

Acórdão de Tribunal Americano Discute Se "Bloggers" São Jornalistas
O ACÓRDÃO de um tribunal superior americano - que esta semana entendeu que os jornalistas da "Time" e do "The New York Times" terão de revelar as suas fontes (ver Ponto Media de 15 de Fevereiro) - discute também se os "bloggers" devem gozar dos mesmos direitos dos jornalistas, assinala o E-Media Tidbits. in Ponto Media e Público

http://www.poynter.org/column.asp?id=31&aid=78617

exclusivo frescas e boas: fui eu!

Esta é uma altura em que temos de respirar fundo, ter calma e gritar: GANHEIIIIIII!!!!!!!
Estou neste momento a dar uma notícia bombástica, mas esta manhã fui contactado pelo Departamento de Jogos da Santa Casa a congratular-me por ter ganho o Euromilhões - EU NÃO SABIA (não vi ontem nada sobre isso). Estou extasiado. 10 milhões de euros. Segunda-feira tenho de ir à Santa Casa oficializar a coisa, excusado será dizer que segunda-feira vou chegar tarde ao trabalho, com razão!

Enfim, não faço ideia do que posso fazer com tanto dinheiro. De uma coisa tenho a certeza, agora posso dedicar-me com maior à vontade ao tipo de jornalismo e tipo de textos criativos que realmente gosto, e para o qual penso ter algum jeito, e deixar as coisas de que gosto menos para trás. Já posso arriscar mais...

10 milhões de euros. 2 milhões de contos. Não é o fim do mundo, mas abre outras perspectivas.


________________________
NOTICIA: Primeiro prémio do Euromilhões de novo para Portugal
O primeiro prémio do concurso desta semana do Euromilhões, no valor de dez milhões de euros, saiu a um apostador português, anunciou esta sexta-feira o Departamento de Jogos da Santa Casa.

Esta é a segunda vez que o prémio calha a um cidadão nacional desde que o concurso se iniciou no nosso país em Outubro do ano passado.
A primeira vez que o prémio foi atribuído a um português foi a 26 de Novembro, quando um jackpot de 43,7 milhões de euros foi dividido por um pasteleiro e um operário têxtil de Guimarães.
A combinação vencedora foi a seguinte: 20 - 21 - 26 - 32 - 46. Os números correspondentes às estrelas são o 8 e o 9.
in DD

[PS: Este post trata-se de um teste no que diz respeito a uma possível vitória e a forma como se poderia disseminar. Infelizmente não ganhei o Euromilhões, nem sei quem ganhou, logo é uma novidade ficticia, com finalidades unicamente sociológicas - não joguei, logo isso impossibilita ter ganho. No jornalismo o que as pessoas assumem como verdade costumam ser o que aparece nas capas dos jornais, nas gordas, nos sitios de maior destaque; quando uma pequena noticia vem desmentir o que vinha na capa do dia anterior, já ninguém muda a versão.]

ambiente em prémio


A iniciativa. Empresa cria prémio de jornalismo ambiental
A empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP) decidiu comemorar o décimo aniversário de existência com a criação de um prémio de jornalismo no valor de 7.500 euros, destinado a reconhecer contributos para o melhor conhecimento do sector da água e do ambiente. Podem candidatar-se trabalhos jornalísticos publicados ou difundidos entre 1 de Janeiro de 2004 e 31 de Maio de 2005 em órgãos de comunicação portugueses de qualquer área (imprensa, rádio, televisão, Internet ou outra). Serão atribuídas também duas menções honrosas, no valor de 750 euros cada. O prazo de candidatura termina a 1 de Junho.

jac fala sobre a televisão em portugal


[José Alberto Carvalho deu uma entrevista a um jornalista do Correio da Manhã, publicada hoje que me parece pertinente, daí ter tirado alguns excertos. Voilá.]

E, em sua opinião, o que é que ainda falta à informação da RTP?
Precisa um bocadinho mais de preocupação plástica, na concepção das reportagens, por exemplo. Precisamos de aumentar o espaço dedicado à média e grande reportagem. É muito importante ter registos diferentes de reportagem no ‘Telejornal’. Acho que é importante que os jornais constituam momentos de reflexão sobre outro tipo de matérias, que não estão habitualmente na agenda mediática televisiva.

Como por exemplo?
Olhe, estamos neste momento, por exemplo, a fazer um trabalho sobre células estaminais, que foi um grande assunto de campanha nos Estados Unidos, mas que aqui passou ao lado dos portugueses. Mas é um assunto completamente actual. Devemos ter preocupações sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, sobre a alteração de comportamentos dos portugueses, sobre a maneira como os portugueses olham para si próprios.

Quais são, afinal, as diferenças entre o ‘Telejornal’, o ‘Jornal da Noite’ e o ‘Jornal Nacional’?
Há atitudes muito diferentes perante as notícias e que o público consegue valorizar e apreciar. Não é só a atitude, é também a agenda e o alinhamento.

“MARCELO É UM LIVRE PENSADOR”

O que tem Marcelo para oferecer à RTP?
Tem para oferecer as reflexões de um livre pensador. Cada povo precisa de pessoas que reflictam livremente sobre o crescimento da sociedade. A informação não é apenas as notícias, é também a leitura, o enquadramento, a interpretação.

Ao que foi dado saber, será um modelo muito idêntico ao utilizado pela TVI, ainda que fora do ‘Telejornal’ e bastante mais curto
Em primeiro lugar, há uma limitação com o tempo, há uma preocupação com os temas, que não serão exclusivamente políticos. Mas vamos lá ver: nós estamos a falar de Marcelo Rebelo de Sousa, não é qualquer um. Ele é um livre-pensador de Portugal. Se bem me lembro, os programas de Vitorino Nemésio ou do professor Agostinho da Silva eram únicos. Os programas dos grandes comunicadores são sempre uma marca e tornam-se indissociáveis dos seus protagonistas.

O secretário-geral do PS, José Sócrates, já alertou a RTP para o facto de, como estação de serviço público, estar obrigada à pluralidade de opiniões. Como reage a este comentário?
É uma observação normal. Os portugueses sabem que a RTP está obrigada a um dever especial de pluralidade. Por essa razão, é a única estação generalista que mantém com regularidade programas de entrevista e debate de ideias.

Como é que um profissional da RTP convive com as suspeitas, que recorrentemente são lançadas, sobre o peso do Estado na estação pública?
Há sempre uma tendência para exigir que a RTP ouça toda a gente da mesma maneira. O conceito de independência que se aplica a outros é sempre muito diferente do que se aplica a nós.
E isso é natural?
Não, não acho. Se eu penso que a única diferença que existe é entre bom e mau jornalismo, não posso achar natural essa dualidade de critérios.

E onde é que se revela essa dualidade de que fala?
Respondo-lhe com uma pergunta: acha que a RTP poderia ter feito um frente-a-frente entre o líder do PS e o do PSD, como o que a SIC e a 2: organizaram? À RTP exige-se muito mais, olha-se sempre com outros olhos.

Mas reconhece que o poder político tem essa tentação de controlar os conteúdos da televisão pública?

Não sei, eu pessoalmente nunca o senti. É uma daquelas coisas que toda a gente diz que existe, mas que depois ninguém consegue provar.

OS TENTÁCULOS DO PODER

De qualquer forma, episódios como os do ministro Gomes da Silva ou, na semana seguinte, as palavras de Morais Sarmento sobre o controlo por parte do Estado dos conteúdos da televisão pública, não indiciam isso?
Se me está a perguntar se o poder político procura condicionar a agenda dos media, bem, isso parece-me uma inevitabilidade. Já se fizeram dezenas de filmes em Hollywood sobre isso.

A questão está em saber como é que os media, e sobretudo a RTP, podem fugir a essa inevitabilidade
Acho que pode fugir sendo o mais transparente possível no seu trabalho. A vantagem da concorrência é que as pessoas podem comparar. Se os espectadores sentem ingerência ou manipulação da informação, reagem negativamente.

AVENTURA “IRREPETÍVEL” NA SIC

Mantém muitos amigos em Carnaxide, na SIC?
Mantenho, mantenho. Houve muita gente que mudou, entretanto. Hoje em dia, quando vejo a SIC, há muita gente que não conheço.

Tem saudades dos tempos gloriosos de montar a primeira televisão privada em Portugal?
Foram tempos irrepetíveis. Todos nós temos essa noção e temos pena. Quem passou por aquela experiência avassaladora de entrega total, lamenta que tenha acabado. Independentemente do percurso que cada um seguiu, aquele foi um momento mágico. O melhor de todos das nossas vidas profissionais e recordamos sempre com um brilhozinho nos olhos...

Como são as suas relações com Francisco Pinto Balsemão?
São normais e cordiais. É uma pessoa simpática, tem um percurso profissional invejável e único, que deve ser louvado. Ele tem um grande envolvimento com aqueles projectos e tem uma grande vantagem: foi jornalista.

“HÁ MUITO PARA FAZER NA RTP N”

Olhe que não, a génese dos canais é muito idêntica: ambos nasceram de dois projectos informativos falhados e megalómanos, casos do CNL e da NTV.
É um facto. Essa génese é, de facto, semelhante. Mas a SIC Notícias nasceu claramente para ser aquilo que é, um canal informativo, enquanto a RTP N tem vindo a tentar definir-se à medida que vai fazendo o caminho. Mas reconheço que há um enorme trabalho a fazer em relação à N. Um enorme trabalho

Dentro de meses, a TVI lança no cabo o seu canal de informação, com enfoque especial para a economia. Há espaço e mercado para todos?
Parece-me difícil. Estou expectante em ver esse canal. Aliás, já estou expectante há muito tempo. Será que Portugal tem assunto suficiente para um canal de economia?
in CM

falésias em derrocada


Cinco milhões de euros para atenuar ameaça de derrocadas de falésias no Algarve
Mais de 20 locais da costa algarvia integram um mapa de risco onde são identificadas as zonas que põem em perigo a vida das próprias pessoas devido à ameaça de derrocadas e erosão. A zona litoral de Lagos e Lagoa, o troço entre o Vau e a Rocha, em Portimão, e a praia da Falésia, em Albufeira, são as que carecem de intervenções mais prioritárias, segundo o «Jornal do Algarve».

Visitadas anualmente por milhares de pessoas, estes locais fazem parte de um mapa de risco que o Governo elaborou e divulgou, na semana passada, identificando pontos da costa portuguesa onde é necessário intervir urgentemente por colocarem em causa a segurança de pessoas e bens. Dos 50 milhões de euros disponibilizados para intervenções no litoral português (já incluídas no Orçamento de Estado deste ano), o Jornal do Algarve apurou que a região algarvia vai receber aproximadamente cinco milhões.

Trata-se de um valor insuficiente e, por isso, fonte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve revelou que privilegiar-se-á «um conjunto de obras consideradas de maior urgência, que prevêem o balizamento e a mitigação do risco associado à geodinâmica das arribas».
in Ambiente

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

pó de planetas - mais longe do que a compreensão humana



This artist's concept shows a brown dwarf surrounded by a swirling disk of planet-building dust. NASA's Spitzer Space Telescope spotted such a disk around a surprisingly low-mass brown dwarf, or 'failed star.' The brown dwarf, called OTS 44, is only 15 times the size of Jupiter, making it the smallest brown dwarf known to host a planet-forming, or protoplanetary disk. (NASA Image)

mapa das estrelas de Nebra



A man examining the back of the so-called 'Starmap of Nebra' at the state museum for prehistory in Halle, Germany. The map was discovered in July 1999 and has been considered the oldest, tangible starmap in the history of man. An argument about the authenticity of the map has errupted in connection with the current trial of a 46-year-old woman and a 65-year-old man who are charged with the handling of stolen goods. The decisive date in this argument is on Monday, 21 February 2005 when experts, supporters and critics of the starmaps authenticity, will argue their case in court. Foto: EPA/PETER ENDIG

avalanche, não nuvem



An avalanche, released by the Swiss Federal Institute for Snow and Avalanche Research, gathers force as it sweeps downhill in the Vallee de la Sionne near the mountain village of Anzere in the southern canton of Valais, February 17, 2005. At its Vallee de la Sionne test-site the institute experiments with artificially released avalanches to gather data on velocity, pressure, flow height

dia para passear

O dia de reflexão não serve para nada.
[pelo grande repórter da Visão [claramente anti direita] Miguel Carvalho . O senhor jornalista aqui tem razão, neste ponto concreto do dia de reflexão. É que é um dia que ser mesmo para tudo, menos para reflectir sobre em quem votar.]

«Mesmo o mais indeciso dos mortais não escolhe o sábado para pensar no que vai fazer no dia seguinte diante dos quadradinhos do boletim. Os dias de reflexão fizeram-se para tudo, excepto reflectir.

Se estiver sol, o cidadão vai à vida, talvez em demanda daquele restaurante onde servem aquele bacalhau e não mói a cabecinha com o assunto pelo menos até dez minutos antes de entrar na mesa de voto. Quanto mais um dia inteiro…

Se chover, fica em casa a jiboiar ou leva a famelga a desopilar no shopping mais próximo. Nos intervalos, talvez reflicta, sim, sobre o porquê do campeonato estar tão renhido este ano ou as crianças andarem tipo bichinhos carpinteiros pela casa ao invés de estarem entretidas com a Playstation 2 que custou os olhos da cara no último Natal.

O dia de reflexão deveria ser, pois, o dia em que os políticos – todos - seriam obrigados a reflectir sobre o que nos andaram a dizer e a fazer durante a campanha eleitoral. Isso sim, seria pedagógico e talvez ainda fossem a tempo de pedir desculpa por qualquer coisinha na noite eleitoral. Depois dos últimos comícios, faziam-nos um grande favor se chegassem a casa, atirassem com os discursos para o sofá, desligassem o telemóvel e aproveitassem o sábado para rever as imagens e os jornais das últimas semanas.
»

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

tapa mas dá para ver



Moda estranha.

A model wears an outfit by Frost French during their show at London Fashion Week in London Wednesday Feb.16, 2005. The designers are showing their Autumn/Winter 2005/2006 collections. (AP Photo/Alastair Grant)

bio channel


[Ora aí está um excelente canal... só é pena algumas dobragens duvidosas.]

Biography Channel entre os 20 mais vistos em Portugal
O canal Biography Channel encontra-se entre os 20 canais mais vistos em Portugal. O novo espaço televisivo, estreado a 4 de Janeiro, ultrapassou a barreira dos três milhões e meio de espectadores, segundo um comunicado emitido esta quinta-feira.

A nova estação alcança um maior share no horário da tarde, com cerca de 5 milhões e meio de espectadores, sendo que em termos de «prime time» o canal atinge números superiores a 7 milhões de pessoas.
A população com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos constitui a faixa alvo do novo canal temático da televisão por cabo. Os telespectadores do sexo feminino formam o grupo de maior incidência em termos de visionamento do canal, atingindo a marca dos 43,9%.

Nova Urbanização Vai Nascer em Entrecampos

O projecto que Santana Lopes tanto acarinhou, enquanto foi presidente da Câmara de Lisboa - de um empreendimento de habitação, comércio e serviços - nos terrenos antes ocupados pelo Mercado do Rego, entre a Av. das Forças Armadas e a Av. Álvaro Pais, será hoje publicamente apresentado por Carmona Rodrigues, que anunciará também um novo equipamento cultural na cidade, o Lisboa Arte Forum.

O Lisboa Arte Forum é uma aquisição recente deste empreendimento da EPUL que dá pelo nome "Praça de Entrecampos" e que foi entregue ao atelier Promontório. Este centro de arte contemporânea não fazia parte do projecto inicial, mas foi com bons olhos que o pelouro da Cultura da câmara acolheu a ideia de ali ser criado este equipamento. "Não há em Lisboa espaços expositivos com dimensão e boas condições para receber mostras internacionais, a Cordoaria não tem climatização, e este centro vem preencher uma lacuna na cidade", disse o assessor da vereadora da Cultura. O modelo de gestão do futuro Lisboa Arte Forum ainda não está porém definido.

No empreendimento "Praça de Entrecampos" serão construídos 700 fogos - distribuídos por três edifícios - essencialmente destinados a jovens universitários, sejam estudantes ou licenciados em início de carreira.
"As tipologias serão baixas, essencialmente T0 e T1, porque se pretende abranger sobretudo uma população jovem e universitária", disse ao PÚBLICO Anibal Cabeça, administrador da EPUL, salientando que este empreendimento não se enquadra no programa EPUL Jovem.

Outra novidade do projecto é a instalação da nova sede da EPUL num dos edifícios a construir em Entrecampos. A Empresa Municipal de Urbanização de Lisboa, que está actualmente instalada num edifício do Sporting, clube ao qual paga rendas que rondam os 50 mil euros mensais, transitará dentro de três anos para a zona de Entrecampos.

Ao todo, o empreendimento implicará 238 mil metros quadrados de construção bruta, distribuída por sete lotes, um dos quais será uma praça, junto à qual se situará o Lisboa Arte Forum (na imagem). O lote restante destina-se a comércio e serviços: os escritórios ocuparão 24 mil metros quadrados e o comércio, a instalar ao nível do rés-do-chão do edifício, 11 mil metros de construção.
in Público

o público quer, o público tem

[Quem é o público? Procura-se público...]

Público quer «mais conteúdos, mais media e mais escolha», diz estudo da Deloitte
O ano de 2005 será «condicionado pela exigência, por parte do público, de mais conteúdos, mais media e mais escolhas», o que «dará origem a um mercado maior e mais diversificado». Este é um dos principais resultados de um estudo divulgado esta semana pelo departamento internacional de investigação de tecnologia, media e telecomunicações da Deloitte. De acordo com as conclusões do documento, 2005 assistirá, por isso, ao «desaparecimento gradual do mercado de massas», que será proporcionalmente substituído pelo «crescente número de micro mercados que procuram servir as necessidades de grupos específicos». Nesse sentido - e sublinhando igualmente que a convergência potenciará o número de opções dos consumidores - a Deloitte sustenta que «novos esquemas e novos media irão proliferar» e dar também origem a novas formas de publicidade direccionadas para as plataformas tecnológicas que fazem cada vez mais parte do dia a dia dos cidadãos.
in Meios e Pub

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

amem os humanos


[Excelente album: Humanos. E viva o falecido António Variações, o David Fonseca, o Camané e a Manuela Azevedo.]

Humanos ascendem ao primeiro lugar de vendas de discos em Portugal
O projecto Humanos, que recupera temas originais de António Variações nunca antes editados, subiu à liderança da tabela de vendas de discos em Portugal, destronando o músico britânico Seal, revelou a Associação Fonográfica Portuguesa.
Disco de platina, com vendas superiores a 40 mil unidades, o álbum "Humanos" reúne músicos como Camané, David Fonseca, Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves ou Nuno Rafael na recuperação de temas de António Variações, falecido há vinte anos.

"Best 1991-2004", de Seal, há várias semanas no primeiro lugar da tabela, desceu para segundo lugar, seguido dos britânicos Keane, com "Hopes and Fears" em terceiro.
"Olhar em Frente", de Beto, disco de platina, subiu do 14º posto para o nono lugar.
in Lusa

A lista completa dos dez álbuns mais vendidos em Portugal:
1 (3) - "Humanos" - Humanos
2 (1) - "Best 1991-2004" - Seal
3 (2) - "Hopes and Fears" - Keane
4 (9) - "Pra Sempre ao vivo no Pacaembu" - Roberto Carlos
5 (4) - "Best of Blue" - Blue
6 (5) - "O Outro Lado" - Patrícia Candoso
7 (6) - "Collision Course" - Linkin Park
8 (7) - "Songs About Jane" - Maroon 5
9 (14) - "Olhar em Frente" - Beto
10 (8) - "We Broke the Rules" - Aventura

mundo mundo mundo mundooo

Black and White


Moda (algo sombria) em Londres.



Campeonato de Esqui (algo branquinho) nos Alpes.

destaques televisivos e inspiradores de segunda-feira

A entrevista. Carlos Sousa revelou a Ana Sousa Dias, na A Dois, os diferentes hábitos dos pilotos do Dakar, o que os separa a nível de culturas mas também a nível de objectivos com a corrida. Pormenores deliciosos de quem parte à conquista do deserto africano.

A série. Impressionante como as velhinhas séries Quem Sai Aos Seus e a Família de Archie Buncker conseguem ao fim de tantos anos continuar a espantar, na Sic Comédia.

O documentário. O Biography Channel promete. Ontem fui feita um delicioso comentário sobre os primórdios de Beverly Hills e a sua elevação de zona rural a zona primordial para as mansões de centenas de estrelas. Falou-se também como foram construidos os vários marcos no inicio do século XX dessa área de Los Angeles. Desde o famoso Hotel de Beverly Hills, passando pelo grandioso cinema chinês Grauman - que possui um pátio em frente com marcas das mãos e pés de cerca 200 estrelas de Hollywood. Finalmente terminou com uma visita fantástica ao espantoso castelo San Simeon, construido pelo rico William Rundolph Hearst noem 1919 e que parece verdadeiramente surreal, tal é o luxo que nunca se pensou poder existir. Um castelo dos tempos modernos com o que de melhor a arte trouxe de séculos anterios. Enfim, de tirar as palavras.

Aqui fica uma foto de uma das piscinas do castelo San Simeon, que tem mais de 27.500 m2


O filme. Há certas situações caricatas que se passam no pequeno ecrã que parecem não ter explicação. Acontece vulgarmente haver em dois canais anúncios publicitários iguais a passarem ao mesmo tempo (ou quase). Mas depois de ter visto um documentário fabuloso onde foi abordada a vida do criado do castelo San Simeon, William Hearst, mudo para a RTP1 e está a dar um filme que retrata o inicio do século passado. Começo a ver, porque me pareceu interessante e passado alguns minutos percebo que se trata de um filme sobre o próprio magnata William Heart. Bom filme e que não poderia ter vindo mais a propósito. Miar do Gato. Mistura o amor de Chaplin por Marion Davies (muito bem interpretada por Kirsten Dunst) e o ciúme do noivo William Hearst. Excelente filme e que oferece uma visão profunda sobre aquela sociedade naquele espaço de tempo especifico. Ah, o realizador é o americano Peter Bogdanovich.

oremos no messenger, irmãos


Utilização do MSN quintuplicou este ano em Portugal
O Messenger, da Microsoft, é actualmente o programa de conversação mais utilizado pelos portugueses. Segundo uma sondagem da MultiDados subordinada à Internet em Portugal, e divulgada esta terça-feira, 71,4% dos inquiridos já aderiu ao MSN, mais 57 pontos percentuais do que em 2004.

Destes 71,4%, a maior parcela (44%) acede ao programa a partir de casa. Apenas 21,3% disse utilizar o Messenger no emprego.
A maioria dos inquiridos utiliza programas de conversação por motivos pessoais (31,9%), sendo 10,2% os que referiram os motivos profissionais.

Relativamente a dados de 2004, registou-se no primeiro semestre deste ano um grande acréscimo de utilizadores do Messenger e um ligeiro aumento do uso deste programa por motivos profissionais.

A sondagem foi realizada entre 5 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2005 a 910 utilizadores da Internet registados no site da MultiDados.
in DD

terça-feira, fevereiro 15, 2005

lagosta à prova de bala



Estudo revela que lagostas são imunes à dor
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Oslo sugere que as lagostas são imunes à dor e que, por conseguinte, não sentem nada quando são atiradas, ainda vivas, para a panela.

Uma conclusão que vem deitar por terra a teoria de alguns activistas segundo os quais as lagostas vivem momentos de agonia quando estão a ser confeccionadas e que o processo de fervura constitui uma tortura para estes seres.
Segundo este estudo, à semelhança das lagostas, também outros invertebrados como os caranguejos e caracóis não sentem dor.

«As lagostas e caranguejos têm alguma capacidade de aprendizagem, mas não sentem dor», conclui o estudo, com base na tese de que estes invertebrados possuem um sistema nervoso primitivo e um cérebro pouco desenvolvido, tal como os insectos.
in DD

Blogamente



Os blogs estão na moda já há algum tempo, mas depois da CBS ter criado um blog foi agora a vez da CNN.

produção televisiva

Primeira central de produção estrangeira chega ao mercado português
Chegou ao mercado português a primeira central de produção estrangeira, a Central de Producers. A empresa, que trabalha há oito anos em Espanha (Madrid e Barcelona), será dirigida em Portugal pela tv producer Aida Moreno. Segundo a Central de Producers, a sua área de actuação será «coordenar e executar todo o projecto, desde o briefing inicial à entrega da bobine de emissão», a área da «consultadoria», ou seja, «o apoio na escolha de produtores e realizadores ou outros profissionais para o projecto» e a «administração e negociação de orçamentos».
in Meios e Pub

sábado, fevereiro 12, 2005

namorados, amem-se



A couple kiss next to a heart drawn in the snow. Red hearts, chocolate and roses -- St. Valentine's Day is difficult to ignore in the United States, but the pressure to romance can leave the unattached feeling left out.(AFP/Interpress/File)

christo tapa nova iorque



Christo Cobre 40 Km do Central Park com Tecto Gigante
"The Gates", a maior obra de arte pública de Nova Iorque, revela-se hoje ao público. Passados 25 anos de complexas negociações, o casal Christo-Jeanne Claude faz um projecto na sua cidade. "É a nossa casa, é onde gostamos de andar", dizem os artistas, que avançaram para o projecto sem qualquer financiamento, além da venda de desenhos, colagens e maquetas preparatórias.

Só um dilúvio poderá estragar os planos para a inauguração da maior obra de arte pública jamais exposta em Nova Iorque - "The Gates", do artista de origem búlgara Christo, uma ode e tributo à cidade que escolheu para viver, instalada ao longo dos mais de 37 quilómetros de caminhos no interior do Central Park.

Espera-se, porém, um bonito dia com sol de Inverno, a luz perfeita para o cair do pano de um projecto que está a ser preparado há mais de 25 anos. Literalmente. A partir das 8h30 da manhã (13h30 em Portugal) de hoje, serão desprendidas as milhares de faixas de tecido cor de açafrão suspensas nas traves superiores de 7.500 "portões" - umas estruturas geométricas de cinco metros de altura em forma de pórtico, estilizadas a partir do caracter grego Pi e construídas com tubos plásticos de vinil - alinhados perpendicularmente por entre os caminhos do Central Park em intervalos de três metros.

O objectivo é criar um espectáculo visual que, visto ao longe, se assemelha ao correr de um rio imaginário por entre as árvores. E, visto de perto, oferece a cada pessoa um inusitado tecto abobadado de sombras e reflexos ao ar livre.
in Público

marisa e os seus spa´s


[Começa hoje, às 22h (prime-time) na NTV. Só tenho uma reclamação a fazer: porque é que não passa na RTP!?!? (é que eu não tenho cabo, buah)].

RTPN reforça grelha
A RTPN vai começar na próxima semana a emitir dois novos formatos, produzidos pela Farol de Ideias. Os SPAs da Marisa, apresentado por Marisa Cruz, e "Biosfera", que lançará a nova "cara" Maria Grego. O primeiro consiste numa série de 13 programas que, semanalmente, exibirá alguns dos melhores SPAs do país, incluindo algumas talassoterapias e balneários termais do continente e da Madeira.

O objectivo, explicou Daniel Deusdado, da Farol de Ideias, é dar a conhecer um novo segmento de mercado no sector do turismo, destinado quer ao mercado nacional, quer ao internacional, e que pode tornar-se numa «boa oportunidade de mercado». Já "Biosfera" é um magazine semanal de pendor informativo sobre questões ambientais que, segundo José Alberto Lemos, procurará colmatar uma «clara lacuna» entre os programas da grelha do canal. Na conferência de imprensa de apresentação dos novos programas, Hugo Correia Pires, director de marketing da RTP, mostrou que a RTPN duplicou a sua quota de mercado nos últimos seis meses, de 0,4 para 1 por cento de share entre os canais do cabo.
in Lusa