quinta-feira, dezembro 29, 2005

ilha da páscoa


Crédito: Perambulante

[Viajar é uma das maiores experiências que o ser humano pode ter. A minha amiga e ex-colega Cristiana está numa viagem à volta do mundo que durará 3 meses e, actualmente, visita as belezas da Nova Zelândia. O mundo é a nossa ostra, alguém disse, eu substituiria o mundo por planeta, mas concordo. Aqui jaz o blog que conta as aventuras. O texto que se segue é sobre a ilha da Páscoa, onde Cristiana e o marido Ricardo estiveram antes. Cuidado, é só para aventureiros ;) !]

"Em tempos idos, nas proximidades do vulcao Rano Kau, decorria a cerimonia do homem-passaro. Ai se juntavam todos os anos as varias tribos da ilha para eleger o lider maior para reinar sobre Rapa Nui (nome indigena de Ilha da Pascoa) durante os 12 meses seguintes.

Para o efeito, cada tribo apresentava os seus melhores atletas para participarem numa competicao composta por varias etapas: descer a escarpa da montanha ate ao mar, nadar ate uma ilha proxima em aguas infestadas de tubaroes, recolher o Ovo de uma ave local e traze-lo de volta para terra. O primeiro a faze-lo (com o ovo inteiro...) conquistava a coroa para o lider da sua tribo.

Mas a recompensa era semelhante ao Kinder Surpresa e incluia um brinde achocolatado: uma formosa virgem guardada em cativeiro durante semanas - nao para o atleta, mas para o regente, bem entendido. Nota do Ricardo: It's the politics, stupid!

Uma vez por ano, este ritual eh reproduzido num festival de cultura indigena chamado Tapati.
"

Por Cristiana e Ricardo - in Perambulante

Sem comentários: