segunda-feira, dezembro 19, 2005

Dicas para um Natal cheio de verde
"Apesar de ter ardido muita floresta, os pinheiros nascem por regeneração, por isso deve fazer-se o desbaste, mas não se deve cortar sem critérios."
Nos dias que correm a árvore é um importante símbolo do Natal. O seu culto tem origem pagã, mas foi adoptado pelos missionários cristãos há muitos anos. A árvore de Natal fascina crianças e adultos e hoje são poucos os que passam esta época festiva sem este símbolo nas suas casas. Outras são as plantas que representam a quadra natalícia, é o caso das poinsettias, mais conhecidas por estrelas do Natal ou, tal como afirma Pedro Silva, dono da Decoflorália "Todas as plantas que tenham bolas vermelhas, como é o caso do azevinho."

Mas porquê a escolha do pinheiro? Segundo reza a história, porque este tem uma forma triangular. Os três pontos do triângulo passaram assim a representar a Santíssima Trindade. E também pelo facto de esta árvore ser uma das poucas que não perde as folhas no Inverno.
Se pretende escolher uma árvore de Natal para a sua casa tenha em atenção que há vários tipos de pinheiros. Parecidos, mas com características diferentes, há os abetos, o pinheiro bravo e o pinheiro manso. Os abetos vêm de fora do País, os outros nascem nas nossas florestas. Há ainda algumas imitações que passam muito bem por árvores verdadeiras e que têm uma durabilidade bem mais simpática.

mais in DN

Bolas, estrelas, anjos, fitas, maçãs, pinhas e muitos outros enfeites

Curiosidades

Pinheiros de luz iluminam cidades

Sem comentários: