sexta-feira, outubro 28, 2005

glossário

Sociedade da informação
Adeus 'homepage', olá 'página principal'
Glossário propõe termos em português para a sociedade da informação
"Sistematizar e harmonizar" é o que pretende o Glossário da Sociedade da Informação a ser apresentado, hoje, às 16.00, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa.
Numa iniciativa da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APSDSI), o estudo pretende ser um contributo para a sistematização e divulgação da terminologia mais correcta na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
O Glossário da Sociedade da Informação é o resultado da análise de um grupo de trabalho da APDSI dirigido por José Palma Fernandes, um perito na matéria que já esteve envolvido noutros projectos de sistematização da linguagem.
"A ideia do Glossário surgiu da necessidade de encontrar equivalência em português para termos em inglês utilizados com frequência", afirmou ao DN José Palma Fernandes.
Na impossibilidade achar equivalências, o coordenador do estudo explicou que a alternativa foi "encontrar definições que sejam entendidas pelo público em geral".
O objectivo é "organizar a terminologia existente para a sociedade de informação e substituir os neologismos", acrescentou.

Sem comentários: