segunda-feira, setembro 26, 2005

conhecer a física!

A história da física em exposição na Gulbenkian
Uma exposição que percorre as grandes etapas da história da Física desde a antiguidade, com especial enfoque na vida e obra de Einstein, vai estar patente na Gulbenkian, em Lisboa, a partir de 4 de Outubro.
No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Física, o serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian vai organizar uma exposição intitulada «à luz de Einstein 1905-2005» que estará aberta ao público entre 4 de Outubro e 15 de Janeiro de 2006.
De acordo com a fundação, a exposição pretende ilustrar como o conhecimento da natureza foi evoluindo ao longo de 2.500 anos, desde a Grécia Antiga até ao «annus mirabilis» de 1905 (o ano em que Einstein formulou a Teoria da Relatividade) e, posteriormente, ao longo de todo o século XX, evocando os grandes feitos permitidos pela Física.
Como ponto de partida haverá uma introdução histórica, denominada «A biblioteca do saber», da Grécia Antiga ao século XIX, que é apresentada em seis espaços diferentes, com um conjunto de objectos emblemáticos da ciência que se fazia em cada um deles.
O visitante será conduzido através desses espaços, que vão do liceu aristotélico, a uma universidade medieval, a uma corte renascentista, a uma sociedade científica, a um gabinete de Física e a uma universidade do século XIX.
mais in DD

Sem comentários: