sexta-feira, julho 29, 2005

rock em vilar


Peter Murphy, Joss Stone e Robert Plant são as propostas mais fortes do mais antigo festival rock português

Até domingo
Novos e velhos de novo em Vilar de Mouros
O decano dos festivais de música do país começa hoje. O evento, que é pioneiro do hábito festivaleiro de milhares de pessoas, volta a apostar na coabitação de novos valores e nomes consagrados num cartaz heterogéneo e, pela primeira vez, com quatro dias. A primeira noite é dedicada às sonoridades mais agressivas com Nightwish, Within Temptation, Anathema e o punk rock de Johnny Panic.

Hoje, há negritude para muitos gostos no palco principal. Os finlandeses Nightwish fecham a noite com o seu goth metal, pesado e fortemente orquestrado, como mostra Once, o disco mais recente do grupo. Não muito distante, mas mais próximos da acessibilidade de uns Evanescence, os Within Temptation apresentam The Silent Force (2004). Já os Anathema, que começaram no metal, vão enveredar por caminhos mais etéreos e límpidos percorridos nos discos mais recentes, com pontos de contacto com Radiohead ou Pink Floyd.

A noite de amanhã promete chamar muitos nostálgicos do pós-punk inglês. Peter Murphy, dos lendários Bauhaus, regressa a Portugal depois da fulgurante passagem pelo festival Sudoeste de 2002. Traz disco novo - Unshattered -, que pisa territórios mais acessíveis, depois da notável incursão pela música turca em Dust. Actuam também os igualmente influentes Echo & The Bunnymen, autores de discos marcantes do pós-punk de Manchester como Crocodiles ou Heaven Up Here. Pelo meio, o palco de Vilar de Mouros recebe os veteranos Jesus Jones e a bomba blues punk dos Blues Explosion, que passaram por Paredes de Coura no ano passado.
ver mais in Publico.pt

Sem comentários: