domingo, julho 31, 2005

monopólios e arrogâncias corporativas

Já se falou aqui neste blog do domínio da PT, monopólio mesmo, e das consequências muito graves que essa empresa repleta de vícios e para a qual o consumidor não é prioridade, promove. É, de facto, um dos maiores problemas da sociedade portuguesa que, sob a égide da PT, serviços sejam da TV Cabo, Netcabo, SAPO Adsl, entre outros, sejam uma verdadeira porcaria onde o serviço é péssimo, o preço é elevado, os enganos e problemas de linha constantes. Existe uma diferença do dia para a noite no atendimento aos clientes de uma empresa como a Vodafone e uma empresa como a PT. A TMN tem melhorado ligeiramento no atendimento para tentar rivalizar com a Vodafone, mas mesmo assim está muito abaixo. A nível do preço da Internet é controlado pela PT, que é rainha e senhora, déspota e nós não podemos fazer nada, porque mesmo que queiramos utilizar Netvisão - da Cabovisão - ou os respectivos serviços de cabo, os limites a essa empresa são tantos, que eles não conseguem ainda ter cobertura em Lisboa... o que é pena, porque o serviço e atendimento é muito melhor.

O editorial do jornal Público de hoje, de José Manuel Fernandes fala um pouco nesta temática que é o problema PT e explica mesmo que o próprio Sócrates já admitiu que o monopólio da PT é um entrave enorme para os preços competitivos em Portugal.
Concorrência
editorial José Manuel Fernandes
O Governo apresentou ontem o seu programa "Ligar Portugal" onde, para além de medidas emblemáticas (como o estímulo fiscal à compra de computador), de uma mão-cheia de boas intenções (como a criação de um marcado de computadores em segunda mão) e do anúncio de algumas acções concretas (na área da formação e da administração pública), se estabelecem metas ambiciosas para 2010.
(...)
"o facto de a Portugal Telecom ter uma posição dominante nestes dois mercados [Cabo e Adsl] é negativa, reflectindo-se nos 'preços praticados em Portugal', que são elevados e têm uma estrutura contrária às melhores práticas na Europa."

Sem comentários: