quarta-feira, junho 22, 2005

o prémio de damásio

Image hosted by Photobucket.com

[Ora aqui está um português digno de admiração, respeito e entusiasmo. Não pelo prémio em questão, mas pelos feitos nos EUA.]

António Damásio distinguido com Prémio Príncipe das Astúrias
O neurologista português António Damásio, especialista nos mecanismos de funcionamento do cérebro, foi hoje distinguido em Oviedo, Espanha, com o Prémio Príncipe das Astúrias da Investigação Científica e Técnica. Para o prémio estavam nomeados além de Damásio, director do departamento de Neurologia da Universidade do Iowa (Estados Unidos), o físico espanhol Juan Ignacio Cirac Santurain e a candidatura conjunta dos biólogos Peter Lawrence (Estados Unidos) e Ginés Morata (Espanha).

Professor catedrático de Neurologia, Damásio é considerado um dos pais das teorias sobre o "cérebro emocional" e nas suas investigações utiliza técnicas de imagem que revelaram aspectos novos acerca do papel das emoções nas diferentes funções cognitivas.
Nos últimos ano foram distinguidos com este prémio os pioneiros no desenvolvimento das Internet Lawrence Roberts, Robert Khan, Vinton Cerf e Tim Berners-Lee (2002), Jane Goodall (2003), bem como os oncologistas Joan Massagué, Judah Folkman, Tony Hunter, Bert Vogelstein e Robert Weinberg, que o partilharam em 2004.
Cada um dos Prémios Príncipe das Astúrias é composto por uma quantia de 50 mil euros e por uma reprodução de uma estatueta desenhada por Joan Miro.
in Lusa

Sem comentários: