terça-feira, junho 28, 2005

dinossauros portugueses


Dinossáurios encontrados em Pombal
Ossadas confirmam existência da mesma espécie nos continentes americano e europeu
As várias ossadas de dinossáurios encontradas em Andrés, Pombal, confirmaram a existência da mesma espécie nos continentes europeu e americano. De acordo com o Museu de História Natural, este achado constitui um caso único, a nível mundial.
Andrés é uma povoação do concelho de Pombal que vai ficar conhecida pelos fósseis de dinossáurios. A jazida era conhecida desde 1988, mas só as escavações do último mês permitiram confirmá-la como uma das mais importantes da Europa.
O proprietário do terreno fez a descoberta há 17 anos quando se preparava para construir um anexo, mas interrompeu a obra em nome da ciência e as recentes escavações permitiram achados únicos.

Um jurássico chamado Allosarus

Numa conferência de imprensa realizada junto às escavações, vários especialistas salientaram a importância da descoberta das ossadas.
Os fósseis dos ossos encontrados pertecem ao Allosaurus, um carnívoro do jurássico superior com cerca de 150 milhões de anos, que só havia sido identificada nos Estados Unidos. Através da paleontologia, confirmaram-se as migrações destes animais entre os dois continentes, há cerca 150 milhões de anos. Nessa altura, a Europa e a América estavam unidas numa única massa de terra, separada por um pântano de grandes dimensões, e os dinossáurios circulavam livremente entre os dois continentes, explicou à Lusa, Fernando Barriga, um dos directores do Museu de História Natural.
ver mais in Sic Online

Sem comentários: