sexta-feira, abril 22, 2005

morar lá dentro


Câmara de Lisboa lança "LX - ReHabitar o Centro"
Dando cumprimento a prioridades do Programa Político - como a reabilitação, o repovoamento e o rejuvenescimento do Centro da Cidade - a Câmara Municipal de Lisboa vai disponibilizar, através do Programa “LX-ReHabitar o Centro”, 41 fogos e duas lojas, em regime de arrendamento, prescindido do encaixe financeiro imediato que proporcionaria uma venda.
Esta oportunidade surge na sequência de obras de reabilitação em edifícios e fogos municipais e pretende proporcionar à população jovem que trabalha ou estuda em Lisboa a possibilidade de aqui também habitar. O Município visa contrariar a tendência para a desertificação do centro histórico devolvendo a estas áreas a dinâmica de vida local. Paralelamente, os espaços comerciais disponibilizados constituir-se-ão como pólos de uma oferta qualificada ao nível do comércio tradicional.
“Lx-ReHabitar o Centro”, surge no âmbito de uma estratégia mais vasta de requalificação dos bairros históricos devolvendo fogos devolutos ao mercado habitacional. Com esta acção, tendo como alvo o património municipal recentemente recuperado, a Câmara Municipal de Lisboa pretende dar o exemplo de estímulo ao mercado de arrendamento, contribuindo para a renovação populacional e, por outro lado, para um processo continuado de valorização patrimonial.
Numa primeira fase são disponibilizadas 41 habitações e 2 lojas, no Bairro Alto, Bica e Mouraria, nas freguesias da Encarnação, Santa Catarina, S. Paulo, Mercês e Socorro. Para garantir o rejuvenescimento destes bairros todas as habitações e lojas serão sorteadas por candidatos abaixo dos 40 anos. A informação relativa às fracções que integram o programa e as respectivas condições de acesso estarão no site www.cm-lisboa.pt .

Sem comentários: