domingo, março 27, 2005

planeta em exposição


Exposição Universal no Japão - Milhares de pessoas em Aichi
27 mil pessoas entraram na exposição, duas horas depois da sua abertura, apesar das baixas temperaturas e da neve que caiu.
Milhares de pessoas assistiram, apesar da neve e do frio, à inauguração da primeira Exposição Universal do século XXI, em Aichi (Centro do Japão) subordinada ao tema "A sabedoria da natureza".

Segundo dados oficiais, 27 mil pessoas entraram na exposição, duas horas depois da sua abertura, apesar das temperaturas de zero graus e da muita neve que caiu.
A exposição, cuja temática é a convivência entre o meio ambiente e o progresso tecnológico, tem como principal "estrela" um mamute verdadeiro congelado, com 18 mil anos, originário da tundra siberiana (Rússia). O mamute está exposto numa grande peça frigorífica, o "Labo Mamute".

Num dos pavilhões, um grupo de robots toca vários instrumentos, nomeadamente trombone, bateria e tuba. Em menos de uma hora os 750 lugares deste pavilhão, pertencente à Toyota, cuja sede é em Aichi, estavam já ocupados. O pavilhão de Portugal procura demonstrar o relacionamento do Homem com a Natureza ao longo da história.
A fachada é composta por lamelas brancas que remetem para o oceano e no interior poderão ser observadas fotografias de paisagens portuguesas e será exibido o filme "A viagem" de Christian Boustani, baseado nos biombos nambam e retratos de figuras da História de Portugal relacionadas com o Japão.
Quanto à presença de artistas nacionais, Mísia actua dia 30 deste mês e os Tocá Rufar, em Junho.
A Exposição Universal de Aichi teve um custo de 3 550 milhões de dólares, prevendo-se cerca de 15 milhões de visitantes, na sua maioria japoneses.
in Sic Online

Sem comentários: