quarta-feira, março 30, 2005

judas tem evangelho


[Interessante, muito interessante... o que dirá? Os evangelhos que vêm na biblia são muito discutíveis, existem muitos mais, alguns que poderão ser ou mais correctos ou mais interessantes. Foram os romanos, mais precisamente o imperador Constantino, a escolher os evangelhos a ser utilizados. ]

Evangelho segundo Judas descoberto e publicado daqui a um ano
Quase dois mil anos depois de ter semeado a discórdia entre os primeiros cristãos, o Evangelho segundo Judas, atribuído ao apóstolo que entregou Jesus, foi descoberto no Egipto e está em curso a sua tradução na Suíça, informou uma fundação suíça.
O texto, escrito num dialecto copta, a língua dos cristãos do Egipto, foi encontrado na zona central do país e a sua tradução em alemão, inglês e francês deverá ser publicada dentro de um ano, informou segunda-feira a Fundação Maecenas para a Arte Antiga.
"Acabamos de receber os resultados de testes de datação com carbono 14: o texto é ainda mais antigo do que pensávamos e remonta a um intervalo compreendido entre o início do século III e o início do século IV depois de Cristo", disse à AFP o director da fundação de Basileia, Mario Jean Roberty.
O documento não era conhecido senão pela sua existência, atestada pelo primeiro bispo de Lyon, Santo Irineu, que em meados do século II publicou um texto denunciando as heresias, nomeadamente aquelas que estariam contidas no Evangelho segundo Judas.
Jean Roberty não quis pronunciar-se sobre o conteúdo do texto antes da sua publicação. "Não queremos ainda revelar o lado excepcional do que nós temos entre mãos", disse.
O texto deste Evangelho segundo Judas faz parte do lote de umas três dezenas de evangelhos apócrifos --aqueles que não foram considerados como autênticos pelos primeiros cristãos. Muitos desses textos contêm, por exemplo, relatos mirabolantes daquilo que seriam milagres de Jesus e foram sendo excluídos das comunidades cristãs, ao longo de um processo por vezes com muitas polémicas.
Em 325, o Concílio de Niceia aceitou que só os quatro evangelhos entretanto reconhecidos como válidos deveriam ser considerados autênticos: Mateus, Marcos, Lucas e João, correspondendo todos eles a narrativas escritas por aqueles discípulos de Jesus ou por seus seguidores directos. A mais recente exegese bíblica diz que os textos podem corresponder às narrativas que aqueles apóstolos faziam dos factos ligados à vida de Jesus. O cânone definitivo só seria mesmo estabelecido no século XVI, no Concílio de Trento.
De acordo com a tradição, Judas entregou Jesus aos romanos, que o crucificaram. Tomado de remorsos, o apóstolo ter-se-ia enforcado.
in Público

Sem comentários: