quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Nova Urbanização Vai Nascer em Entrecampos

O projecto que Santana Lopes tanto acarinhou, enquanto foi presidente da Câmara de Lisboa - de um empreendimento de habitação, comércio e serviços - nos terrenos antes ocupados pelo Mercado do Rego, entre a Av. das Forças Armadas e a Av. Álvaro Pais, será hoje publicamente apresentado por Carmona Rodrigues, que anunciará também um novo equipamento cultural na cidade, o Lisboa Arte Forum.

O Lisboa Arte Forum é uma aquisição recente deste empreendimento da EPUL que dá pelo nome "Praça de Entrecampos" e que foi entregue ao atelier Promontório. Este centro de arte contemporânea não fazia parte do projecto inicial, mas foi com bons olhos que o pelouro da Cultura da câmara acolheu a ideia de ali ser criado este equipamento. "Não há em Lisboa espaços expositivos com dimensão e boas condições para receber mostras internacionais, a Cordoaria não tem climatização, e este centro vem preencher uma lacuna na cidade", disse o assessor da vereadora da Cultura. O modelo de gestão do futuro Lisboa Arte Forum ainda não está porém definido.

No empreendimento "Praça de Entrecampos" serão construídos 700 fogos - distribuídos por três edifícios - essencialmente destinados a jovens universitários, sejam estudantes ou licenciados em início de carreira.
"As tipologias serão baixas, essencialmente T0 e T1, porque se pretende abranger sobretudo uma população jovem e universitária", disse ao PÚBLICO Anibal Cabeça, administrador da EPUL, salientando que este empreendimento não se enquadra no programa EPUL Jovem.

Outra novidade do projecto é a instalação da nova sede da EPUL num dos edifícios a construir em Entrecampos. A Empresa Municipal de Urbanização de Lisboa, que está actualmente instalada num edifício do Sporting, clube ao qual paga rendas que rondam os 50 mil euros mensais, transitará dentro de três anos para a zona de Entrecampos.

Ao todo, o empreendimento implicará 238 mil metros quadrados de construção bruta, distribuída por sete lotes, um dos quais será uma praça, junto à qual se situará o Lisboa Arte Forum (na imagem). O lote restante destina-se a comércio e serviços: os escritórios ocuparão 24 mil metros quadrados e o comércio, a instalar ao nível do rés-do-chão do edifício, 11 mil metros de construção.
in Público

Sem comentários: