sábado, fevereiro 12, 2005

christo tapa nova iorque



Christo Cobre 40 Km do Central Park com Tecto Gigante
"The Gates", a maior obra de arte pública de Nova Iorque, revela-se hoje ao público. Passados 25 anos de complexas negociações, o casal Christo-Jeanne Claude faz um projecto na sua cidade. "É a nossa casa, é onde gostamos de andar", dizem os artistas, que avançaram para o projecto sem qualquer financiamento, além da venda de desenhos, colagens e maquetas preparatórias.

Só um dilúvio poderá estragar os planos para a inauguração da maior obra de arte pública jamais exposta em Nova Iorque - "The Gates", do artista de origem búlgara Christo, uma ode e tributo à cidade que escolheu para viver, instalada ao longo dos mais de 37 quilómetros de caminhos no interior do Central Park.

Espera-se, porém, um bonito dia com sol de Inverno, a luz perfeita para o cair do pano de um projecto que está a ser preparado há mais de 25 anos. Literalmente. A partir das 8h30 da manhã (13h30 em Portugal) de hoje, serão desprendidas as milhares de faixas de tecido cor de açafrão suspensas nas traves superiores de 7.500 "portões" - umas estruturas geométricas de cinco metros de altura em forma de pórtico, estilizadas a partir do caracter grego Pi e construídas com tubos plásticos de vinil - alinhados perpendicularmente por entre os caminhos do Central Park em intervalos de três metros.

O objectivo é criar um espectáculo visual que, visto ao longe, se assemelha ao correr de um rio imaginário por entre as árvores. E, visto de perto, oferece a cada pessoa um inusitado tecto abobadado de sombras e reflexos ao ar livre.
in Público

Sem comentários: