domingo, novembro 14, 2004

Sancy: O Diamante do Poder


-Sabiam que todos os diamantes têm no mínimo 990,000,000 anos de idade, muitos têm 3,200,000,000 (3.2 biliões de anos)!!
- Sabiam que os diamantes são formados bem no interior da Terra: entre 100km e 200km abaixo da superfície; com temperaturas que rondam os 900 e 1300 graus Celsius normais na profundidade em que eles se formaram; os diamantes são trazidos para a superfície por erupções vulcânicas.
João Tomé
__________

Pública :: por José Castinho
> O Sancy é um diamante famoso - a sua trajectória ao longo da história ilustra alguns dos acontecimentos mais marcantes na Europa nos últimos 500 anos do milénio passado: a emergência da dominação dos Habsburgos, a perda de independência de Portugal, o fim dos Valois em França, a guerra civil em Inglaterra, a revolução francesa, o romantismo, e finalmente a dominação do capitalismo financeiro do século XX a que sucede um remate socialista. O Sancy é um diamante originário da Índia e pesa cerca de 55 quilates, tem uma forma oval/pera, dir-se-ia uma amêndoa, e está talhado em rosa dupla. Encontra-se na galeria de Apolo do museu do Louvre, em Paris.

Alguns autores referem que o diamante pertenceu a Carlos o Temerário, Duque de Borgonha, filho de Filipe o Bom, da casa de Valois, e de Isabel de Portugal, única filha de D. João I.
ver in Pública (14 Nov 2004)

Sem comentários: