sexta-feira, novembro 26, 2004

The Gift à procura da internacionalização


Novo álbum, "AM-FM", apresentado primeiro nos EUA

Os portugueses The Gift editam, na próxima semana, "AM-FM", o terceiro álbum de originais, repartido em dois discos, com atmosferas sonoras diferentes. O trabalho será apresentado em concerto primeiro no estrangeiro e só depois em Portugal.

Os 16 temas que integram "AM-FM" cabiam num só CD, mas o grupo de Alcobaça decidiu apostar num duplo álbum, com oito temas em cada disco, porque as músicas tinham "estéticas diferentes", como explicou John Gonçalves, um dos músicos, em entrevista à agência Lusa. "O AM é para ouvir em casa, é mais calmo e introspectivo, enquanto o `FM' é mais extrovertido, mais para o exterior", referiu o músico.

"AM-FM", que surge três anos depois de "Film", é, segundo John Gonçalves, um álbum "a pensar nos quatro Gift e revela que o grupo não tem um só caminho".
"Film foi o apurar de uma estética, com orquestrações mais polidas e este mantém as mesmas técnicas, mas apresenta mais ritmos", descreveu o músico.
Gravado no estúdio de Mário Barreiros, o duplo álbum contou com produção de Nuno Gonçalves, dos The Gift, e de Will O'Donovan, que já tinha colaborado no disco anterior.

Num diário que manteve no site oficial da banda na Internet, desde meados de Setembro, Nuno Gonçalves, outro dos músicos, escrevia que o disco "está mais focado em detalhes rítmicos" e que é o álbum "mais espontâneo e transparente" que o grupo já fez.
"AM-FM", editado pela La Folie Records e distribuído pela Universal, chegará às lojas no dia 29 com um DVD extra, em formato "digipack" e a um preço de um álbum simples.
É um risco que a banda assume a pensar também na internacionalização, um "processo demorado que precisa de paciência", como descreveu John Gonçalves.

Londres e Nova Iorque, depois Portugal
"Se Film pretendeu abrir algumas portas lá fora, o objectivo é escancará-las com o novo disco", sublinhou, referindo que os The Gift optaram por apresentar primeiro o álbum no estrangeiro e só depois promovê-lo em Portugal.

Depois de um concerto no domingo em Londres, no âmbito do Festival Atlantic Waves, os The Gift actuam hoje no BB King Blues Club, em Nova Iorque, na quarta-feira tocam em Santa Mónica e no dia 27 em Santa Fé (Los Angeles). Nos dias 3 e 4 de Dezembro actuam em Alcobaça, percorrem de seguida as lojas FNAC com pequenos "showcases" antes de tocarem no dia 6 no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa, e no dia 8 no Rivoli, Teatro Municipal, no Porto.

De Janeiro a Abril planeiam tocar em teatros e auditórios um pouco por todo o país, entre Abril e Maio querem fazer as Queimas das Fitas e prolongar a digressão nacional até ao final do ano. "Driving You Slow" é o primeiro single a retirar do álbum, que estará também disponível para "download" através da Vodafone Mobile Music, um serviço para utilizadores do Live 3G daquela empresa de telecomunicações móveis.
in SicOnline, pela Lusa

Sem comentários: