sábado, novembro 27, 2004

Dia Sem Compras - HOJE



Em pleno arranque da quadra natalícia
Hoje é o dia sem compras

Desligar o Canal Shopping e sintonizar o canal vida. É esta a sugestão dos organizadores do Dia Sem Compras, uma data que se assinala hoje, em pleno arranque da quadra natalícia.

O desafio está lançado e, para participar, só é preciso respeitar um requisito: não consumir. Se tem medo das tentações, pode aceitar a proposta da associação ambientalista Amigos de Mindelo e embarcar num percurso pedestre pela serra do Marão. Pelo caminho, os organizadores sugerem um dia de reflexão sobre as consequências ambientais, sociais e éticas do consumismo. "Os países desenvolvidos - que constituem cerca de 20 por cento da população mundial - consomem 80 por cento dos recursos naturais do planeta, causando um nível desproporcionado de danos ambientais e uma injusta distribuição da riqueza. Como consumidores, temos que questionar os produtos que compramos e quem os fabrica, acerca da sua origem e processo de fabrico", argumentam.

O Dia Sem Compras pretende ser, por isso, a data de transição para um consumo mais responsável e racional, focado nos aspectos sociais e ambientais inerentes à preservação da Terra e ao tratamento igual de todos os seres humanos. A iniciativa é da responsabilidade do GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (www.gaia.org.pt).

Sem comentários: