sábado, outubro 09, 2004

Vulcões no Hawai



Gás tingido de carmim pelo calor do vulcão escapa-se do Kilauea, onde um rio de lava irrompe pela montanha. Na paisagem do Parque Nacional dos Vulcões, a aniquilação também significa a interminável génese da Terra. Por Jennifer S. Holland.

Todas as maravilhas naturais, por muito famosas que sejam”, desiludirão o visitante à primeira vista, escreveu Mark Twain em 1866, durante uma expedição ao vulcão Kilauea. “Quando as conhecemos melhor, porém, elas crescem, alastram e transbordam em esplendor até que, por fim... se tornam demasiado grandiosas para o nosso entendimento.”

O Parque Nacional de Vulcões do Hawai é assim. A princípio, os montes dos vulcões activos em forma de escudos desapontam um pouco. Afinal, não se parecem com “dragões cuspidores de fogo”. E as crateras de antigas erupções (que crivam o solo como marcas de varíola) são demasiado austeras para serem belas e excessivas na dimensão, mesmo para o fervor caloroso de um amante da natureza. A princípio.

Depois, porém, tudo muda. Andamos na ponta dos pés pelas retorcidas formas da lava a arrefecer, semelhantes a rebuçados, encharcamos o corpo nas espirais do vapor vindo da terra, observamos um feto que, por milagre, lança raízes na rocha acabada de criar. Ao ouvirmos histórias havaianas sobre Peleia, a deusa do vulcão, começamos a encontrá-la em todos os lugares: nos campos de detritos rochosos outrora despejados por caldeirões incandescentes, em mares de lava endurecida, em cemitérios de árvores petrificadas, no cheiro acre do dióxido de enxofre expelido a partir da zona do rifte oriental do Kilauea. Depois, visitamos o seu antro sufocante, a cratera de Pu‘u ‘O¯‘o¯, onde em 1983 a erupção do Kilauea actualmente em curso se iniciou com toda a violência, derramando volumes de lava suficientes para asfaltar cinco estradas até à Lua. Por fim, compreendemos que os vulcões do Hawai são uma obra em evolução permanente e constituem o parque mais volátil e dinâmico que existe sobre a Terra.

O parque nacional abrange mais de 1.300km2 na Big Island, incluindo os vulcões de Kilauea e Mauna Loa – com os seus campos de cinzas, desertos cobertos de matagal, florestas de árvores como as koa, finas e direitas, e as o¯hi‘a, floridas de vermelho, além de extensões de floresta tropical cerrada.
in National Geo

Sem comentários: