quinta-feira, outubro 28, 2004

NASA apresenta computador mais rápido do mundo

[Deviam de utilizar este computador no Ministério da Educação, para a colocação da listas de professores e nos Estados Unidos, nas eleições no estado da Flórida... se a tecnologia evolui porque não aplicá-la onde mais é necessária...]

A NASA apresentou terça-feira um supercomputador com capacidade para realizar pelo menos 42,7 biliões de cálculos por segundo e que afirma ser o mais rápido do mundo.

Com o nome Columbia, em homenagem à tripulação do vaivém espacial que se desintegrou em Fevereiro de 2003 ao reentrar na atmosfera, a nova máquina foi construída em menos de dois meses no Centro de Investigação Ames da NASA em Moffett Field (Califórnia).
Orçado em 50 milhões de dólares (39 milhões de euros), o Columbia resulta da conversão de 20 computadores num só e tem por objectivo acelerar o desenho de naves espaciais, as previsões meteorológicas e outras investigações.

«Vamos ter um grande impacto a nível nacional, e porventura internacional, sobre o tempo, o desenho de engenharia, a astronomia, a ciência terrestre, e vamos ter enormes e incríveis resultados», afirmou G. Scott Hubbardd, director do Centro de Investigação Ames.
Concebido e construído pela Silicon Graphics Inc., a Intel Corp e a NASA, o supercomputador conseguiu com apenas 16 dos 20 sistemas instalados um desempenho sustentado de 42,7 biliões de cálculos por segundo ou teraflops.
in TSF (vejam a forma do indicador do rato no site da TSF...]

Sem comentários: