quarta-feira, outubro 13, 2004

Gelo vai desaparecer do Ártico nos últimos Verões do século


[É incrivel as alterações no planeta que vão ocorrer. Não deveremos estar cá para ver, mas é um planeta em transformação e apesar de pensarmos que dominamos a maior parte do planeta, a natureza é muito mais vasta, por baixo, por cima e mesmo onde estamos, nem que seja nos oceanos e zonas geladas. Adaptação é o que se pretende. Ah... e o Ártico é extraordinariamente bonito e singular. Mais um local mágico.]


Um estudo elaborado pelo Conselho do Ártico e publicado, esta terça-feira, pelo jornal «Dagens Nyheter» revela que o gelo acumulado no Círculo Polar Ártico deverá desaparecer quase na totalidade durante os Verões e inícios de Outono do final do presente século.

Segundo o estudo, o aumento das emissões de gases que contribuem para um maior efeito de estufa no planeta provocam um efeito maior no Ártico, devido às poucas horas de sol, sendo que, com este aumento de temperatura, são também espécies como o urso polar que ficam em perigo.
Em declarações ao «Dagens Nyheter», o professor Erland Kaellen, do Instituto Meteorológico da Universidade de Estocolmo e um dos 250 investigadores que participam no projecto «Estimativas sobre Impacto Climático no Ártico» (ACIA), frisou que «as alterações climatéricas já começaram e não há forma de voltar atrás, mas pode investigar o processo de forma a tentar descobrir até onde poderá ir, atenuando, ao mesmo tempo, os seus efeitos».

Um quarto do gelo do Ártico desapareceu nos últimos 40 anos, fruto do aumento da temperatura na região em cerca de um grau.

Quanto aos resultados finais do estudo, promovido pelo Conselho Ártico - órgão que reúne os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados Unidos, Canadá e Rússia -, deverão ser apresentados numa conferência de imprensa em Reykjavik, na Islândia, durante o mês de Novembro.
in DD

Sem comentários: