terça-feira, agosto 31, 2004

Nasa está optimista quanto à retoma dos voos espaciais


Voos espaciais em 2005

O director da Nasa, Sean O’Keefe, mostrou-se hoje optimista quanto à retoma dos voos espaciais em 2005, ao mesmo tempo que insistiu no rigor do programa que vai solucionar os problemas na origem do acidente com o Columbia, em Fevereiro de 2003.

"Não existem obstáculos técnicos inultrapassáveis" para a retoma dos voos espaciais, disse O'Keefe durante uma conferência de imprensa na sede da Agência Espacial norte-americana.

"Todos os cenários foram analisados e testados para determinar o que faltava fazer para acabar com os problemas", acrescentou.
"Ouvimos todas as pessoas que tinham uma preocupação, um problema", disse o responsável, garantindo que este é "o programa de testes e correcções mais rigoroso que jamais tivemos".

A Nasa anunciou na semana passada que está pronta para retomar os voos espaciais na Primavera de 2005. A agência espacial pretende fazer descolar a nave em direcção à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) entre 16 de Março e 18 de Abril.

O acidente com o Columbia, em Fevereiro de 2003, causou a morte de todos os seus tripulantes no momento em que reentravam na atmosfera terrestre.
in AFP, PUBLICO.PT

Sem comentários: