quinta-feira, agosto 19, 2004

Físicos austríacos batem recorde de teletransporte



Uma equipa de físicos austríacos realizou, com sucesso, o teletransporte de partículas sobre o rio Danúbio, numa distância correspondente a 600 metros, um verdadeiro recorde. O teletransporte em longas distâncias é fundamental para viabilizar o plano de computação quântica super-rápida.

Um artigo dos físicos publicado na revista Nature descreve que o teletransporte é a transferência de propriedades fundamentais de uma partícula para outra sem precisar de uma ligação física.
Os investigadores, da Universidade de Viena e da Academia Austríaca de Ciência, ligaram os dois lados do rio através de um cabo subterrâneo de fibra óptica de 800 metros.

O teletransporte quântico baseia-se num aspecto da física, conhecido como «complicação», segundo o qual as propriedades de duas partículas podem ser unidas quando se encontram separadas.

A importância do evento é que ele aconteceu em condições reais, uma vez que o que interessava saber era se isso poderia ser feito fora de um ambiente de laboratório, num lugar semelhante ao usado actualmente as comunicações em fibra óptica.

O teletransporte quântico poderá vir a tornar, num futuro próximo, a comunicação entre computadores mais rápida.

Sem comentários: