quinta-feira, julho 08, 2004

Vale e Azevedo em liberdade

Passados 3 anos na cadeia (a maior parte do tempo em prisão preventiva), Vale e Azevedo sai da prisão e ainda é ovacionado por um conjunto de pessoas que acredita que o ex-presidente do Benfica é inocente. Não é propriamente normal numa situação destas, especialmente quando as pessoas que o ovacionam e ainda defendem não são os adeptos como o "barbas" e "taxista" (eram), mas sim advogados, estudantes universitários, engenheiros ou empresários (entre outros).


in Publico.pt:
O antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo saiu hoje, às 19h00, do Estabelecimento Prisional anexo à Policia Judiciária, em Lisboa. Vale e Azevedo foi libertado por decisão do colectivo de juízes que está a julgar o processo Euroárea, com uma caução de 250 mil euros.

Além da caução, Vale e Azevedo ficou sujeito a apresentações semanais em posto policial e proibido de prestar declarações à comunicação social, disse também José António Barreiros.

A decisão de libertar Vale e Azevedo foi tomada hoje em audiência de julgamento, na sequência de um requerimento apresentado há 15 dias pela defesa, disse o advogado.

O colectivo, composto por Ana Wiborg, Simões de Almeida e Ana Peres, decidiu-se por uma atenuação das exigências cautelares impostas a Vale e Azevedo neste processo, porque a prisão preventiva fundamentava-se essencialmente no perigo de perturbação de prova, disse fonte judicial à Lusa.

A mesma fonte adiantou que o colectivo considerou que a prova essencial já está feita no julgamento que decorre no Tribunal de Monsanto, pelo que decidiu dar provimento ao pedido da defesa para libertar o ex-presidente "encarnado".

Sem comentários: