quarta-feira, julho 07, 2004

Quase metade do software instalado nos PC portugueses é ilegal

[Ilegalidade, mas será moralmente assim tão mau? uhmmm]
in DD
Quase metade (41%) do software informático utilizado em Portugal é pirateado, o que resulta num prejuízo para as empresas do ramo de cerca de 54 milhões de euros, revela um estudo conjunto da Business Software Alliance (BSA) e da International Data Corporation, publicado esta quarta-feira.

Este resultado coloca Portugal um pouco abaixo da média dos países da União Europeia, situada em 43%, mas acima da média mundial, que é de 36%, segundo o Global Software Piracy Study.
O estudo concluiu que mais de um terço do software instalado nos computadores de todo o mundo em 2003 é ilegal, o que resulta num prejuízo de cerca de 24 mil milhões de euros. Este número representa um ligeiro aumento relativamente ao dados de 2002, quando a taxa mundial de material pirata estava situada nos 35%.

Contudo, e segundo a BSA, a comparação não é exacta, uma vez que no ano anterior só foram contabilizados os programas utilizados pelas empresas, enquanto neste estudo foram analisados sistemas operativos, software de consumo e programas produzidos localmente.

De acordo com o estudo, a América do Norte é a região com menor pirataria informática (23%), enquanto a Europa de Leste é onde se regista a maior taxa de programas ilegais (71%).

Do mesmo modo, os Estados Unidos são o país com menor taxa de pirataria (22%), apesar de serem aquele que regista o maior prejuízo com este fenómeno, devido ao tamanho do seu mercado: cinco mil milhões de euros. Do lado oposto da lista, no Vietname e na China o número de programas ilegais atinge os 92%.

Sem comentários: