quarta-feira, julho 21, 2004

PS: Nobre Guedes tem condições para ser ministro do Ambiente

[Estará tudo doido? O PS a dizer algo deste género sem criticar em nada? Será que quiseram parar de criticar? Nã... opinião pessoal: parece-me claro que a nível de estratégia política é bom que fique o Nobre Guedes, eles acreditam que assim têm muito mais em que pegar no futuro. Existirá sempre uma desconfiança, se Nobre Guedes fizer algo bem mal não terá hipótese, mesmo que não "peque" muito será sempre ALVO FÁCIL para as garras do sr. da voz irritante, Sócrates. Enfim, polítiquices... é o que dá escolhas por obrigação (como a do Nobre Guedes).]

in Público.pt:
O PS considerou hoje que as ligações do novo ministro do Ambiente, Nobre Guedes, a empresas do sector não o impedem de exercer funções governativas desde que cumpra a lei vigente sobre impedimentos e conflitos de interesses. O coordenador da bancada socialista para as questões do ambiente, Pedro Silva Pereira, referiu à Lusa que "as questões da ética devem ser analisadas à luz de princípios pré-estabelecidos e não feitas à medida das conveniências para atacar adversários políticos".

"As ligações de um ministro a empresas da área que tutela não é nem nunca foi um impedimento para a sua tomada de posse enquanto membro do Governo", frisou Silva Pereira.De acordo com o deputado socialista, na situação em que se encontra Nobre Guedes "exige-se o cumprimento da lei", através da entrega na Assembleia da República e no Tribunal Constitucional do seu registo de interesses "e a não intervenção em decisões que envolvam as empresas em causa".

"Cumpridas as regras de transparência, o PS e a comunicação social poderão estar atentos à imparcialidade do ministro no desempenho do seu cargo", justificou ainda o ex-secretário de Estado socialista. Silva Pereira deixou ainda um aviso: "O PS não vai manipular as regras só para atingir um adversário político. A nossa preocupação maior é política, porque a única ligação do ministro ao sector se faz pela via dos negócios".

De acordo com este deputado socialista, considerado o braço direito da candidatura de José Sócrates à liderança do PS, "os últimos dois anos de impasses na política de ambiente em Portugal recomendavam que o quarto ministro do sector fosse um conhecedor da área, o que, infelizmente, não acontece com Luís Nobre Guedes".

Sem comentários: