sexta-feira, julho 30, 2004

Imagens de satélite mostram que, este ano, arderam 50 mil hectares


in Sic Online
Mancha negra vista do céu
Cinquenta mil hectares arderam este ano em Portugal até ao último domingo, dos quais 8.100 hectares integrados na Rede (ecológica) Natura 2000, segundo estimativas da Direcção-geral dos Recursos Florestais (DGRF) baseadas numa imagem de satélite.

Segundo os levantamentos realizados pelos guardas florestais, até ao passado dia 25 deste mês a DGRF apurou 32.787 hectares de área ardida este ano.
Contudo, recorrendo a imagens do satélite Modis – que possibilita estimativas para incêndios superiores a 100 hectares -, tiradas no dia 25 às 14h30, a direcção-geral elevou o valor de área queimada em Portugal para 50 mil hectares.

"A informação dos guardas florestais é mais precisa, mas mais morosa", explicou à agência Lusa fonte do gabinete do ministro da Agricultura, Costa Neves.
Por outro lado, os cerca de 33 mil hectares de área ardida reportados pelos guardas não reflectiram o apuramento das áreas dos grandes incêndios que tiveram início a 25 e se prolongaram nos dias seguinte, segundo o relatório da DGRF.

Sem comentários: