terça-feira, julho 27, 2004

Entre 25 a 50% dos CD vendidos em Portugal são pirateados

[Pirataria, ou copianço?] Entre 25% a 50% dos CD vendidos em Portugal são pirateados, revela um estudo divulgado esta quinta-feira pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (FIIF), que adianta que no ano passado foram vendidos 1,1 mil milhões de CD piratas em todo o mundo, o número mais elevado da história da indústria.

De acordo com os dados da associação, Portugal está entre os quatros países da União Europeia com maior tráfico de CD piratas, sendo acompanhado por Grécia, Itália e Espanha, esta presente no top 10 a nível mundial.
Os números registados em Portugal enquadram-se na média mundial: 35% dos CD vendidos em todo o mundo são pirateados, o que significa que esta indústria gera cerca de 3,7 mil milhões de euros por ano.

Contudo, e apesar de ser ter registado um aumento face aos 20% de CD piratas em 2000, a evolução desta indústria tem vindo a abrandar, pois enquanto no ano passado cresceu 4%, em 2002 tinha crescido 14%.

A federação revela ainda que os países com o maior mercado de CD piratas são China, Rússia, Brasil, Taiwan, Ucrânia, Tailândia, México, Paraguai, Paquistão e Espanha.
in DD

Sem comentários: