sexta-feira, julho 16, 2004

CE financia autocarros movidos a óleo alimentar reciclado em Valência


in DD 
A Comissão Europeia decidiu atribuir um financiamento de 800 mil euros a um projecto pioneiro de defesa do meio ambiente, a ser colocado em prática em Valência, Espanha. O programa Ecobus inclui uma frota de 120 autocarros urbanos com motores movidos a óleo vegetal alimentar usado.

O combustível será fornecido sobretudo pelos vários bares e restaurantes da da cidade, mas também de escolas e hospitais. Um projecto que teve um investimento total de 1,67 milhões de euros.
Os estabelecimentos que se comprometem a reciclar o óleo utilizado para fritar recebem um distintivo e bidões especiais onde colocar os resíduos, que são seguidamente levados para uma fábrica onde são transformados em biodiesel.
A reciclagem do óleo alimentar apresenta-se com uma forma de proteger a saúde pública, evitando que este material seja utilizado no fabrico de alimentos para animais. Por outro lado, estes autocarros produzem muito menos poluição atmosférica, o que é benéfico não só para os habitantes da cidade, mas também para a conservação dos monumentos.


Sem comentários: