quarta-feira, junho 02, 2004

Um em cada quatro americanos sofre de problemas mentais, estudo

in DD
Cerca de um em cada quatro cidadãos norte-americanos sofre de problemas mentais, indicam os resultados preliminares de um estudo mundial sobre a saúde mental, publicados esta quarta-feira no The Journal of the American Medical Association.

O estudo, levado a cabo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Harvard Medical School, conclui que 1 a 5% da população dos países abrangidos já sofreu de distúrbios mentais graves.
Os resultados preliminares incidem apenas sobre 14 países: EUA, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Espanha, Holanda, Japão, México, Colômbia, Ucrânia, China, Líbano e Nigéria.

Os investigadores descobriram que, a nível mundial, os problemas mentais custaram a perda de tantos dias de trabalho como doenças como o cancro ou ataques cardíacos.

O estudo mostra ainda que 80% das pessoas nos países pobres a quem foram diagnosticados problemas mentais graves não receberam tratamento, nos países ricos esta percentagem situa-se entre os 35 e os 50%.

Os investigadores referem que 26% dos norte-americanos entrevistados já tinham sofrido de problemas mentais, sendo as patologias mais comuns os distúrbios por ansiedade (18%), os ataques de pânico e os casos de stress pós-traumático.

02-06-2004 15:57:13

Sem comentários: