terça-feira, junho 15, 2004

Criado primeiro vírus que ataca telemóveis

in DD
Um grupo de programadores informáticos desenvolveu o primeiro vírus que ataca telemóveis, segundo um relatório da empresa de segurança informática russa Kaspersky Labs. O Cabir ataca os equipamentos que funcionam com o sistema operativo Symbian, sem, contudo, provocar qualquer dano no telemóvel.

O vírus propaga-se como um SIS (um ficheiro operacional do Symbian), mas está disfarçado como uma aplicação de segurança, utilizando a tecnologia Bluetooth para localizar outros aparelhos e enviar-se automaticamente.
Depois de infectar o telemóvel, o vírus manifesta-se apresentando a inscrição «Caribe» cada vez que o aparelho é ligado, procedendo depois a uma busca automática de todos os equipamentos equipados com bluetooth e transmitindo-se para o primeiro que encontrar.

O Cabir terá sido criado pelo 29a, um grupo de programadores que se dedica a desenvolver vírus para demostrar que é possível atacar um determinado sistema operacional – foram eles que programaram os primeiros vírus a atingir o .NET e o Win64.

15-06-2004 15:23:24

Sem comentários: