terça-feira, maio 25, 2004

Um Jornal Gratuito à Conquista do Mundo

in Público
Por JEAN LIOU, AFP
Segunda-feira, 24 de Maio de 2004

Desde o início de Maio, o jornal "Metro" é distribuído na Times Square, no coração de Nova Iorque. Nove anos depois do lançamento da sua primeira edição, em Estocolmo, o grupo sueco Metro International impôs os seus "gratuitos" nos quatro cantos do mundo, um golpe para a imprensa tradicional.

O grupo reivindica a condição de "maior jornal fora do Japão", com 14 milhões de leitores por dia, fingindo ignorar que a maior parte dos seus concorrentes são pagos. Os principais jornais japoneses têm as maiores tiragens do mundo, com a liderança a pertencer ao "Yomuri Shimbun", com 14,5 milhões de exemplares vendidos diariamente.

As suas 36 edições, publicadas em 15 línguas e 16 países, encontram-se geralmente nos transportes públicos ou são distribuídos por ardinas. O seu principal alvo são as populações das cidades e arredores, que podem "consumir" o jornal em 16,7 minutos - um duro golpe para o gratuito "20 Minutos" lançado pelo grupo norueguês Schibsted - durante as deslocações de casa para o trabalho.

"Os leitores de jornais, um público masculino e envelhecido, entrou em declínio, assim como a imprensa no mercado publicitário", conta Matthew Hooper, porta-voz da Metro International.

"Ao distribuir pela manhã um jornal gratuito, que as pessoas possam ler enquanto vão para o escritório, eliminam-se as despesas relacionadas com as assinaturas e as redes de distribuição tradicionais", acrescenta. A maior parte dos leitores são jovens que não lêem outros jornais, sublinha. Setenta por cento têm menos de 45 anos, metade são mulheres.

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