sábado, maio 22, 2004

SIC Prepara Mega Cobertura do Rock In Rio Lisboa

in Público
Por SANDRA CARVALHO
Sábado, 22 de Maio de 2004

Cerca de 350 profissionais da SIC, a Televisão Oficial do Rock in Rio Lisboa, asseguram a partir do próximo dia 28 de Maio a cobertura do festival. Todos os canais do universo SIC: SIC generalista, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical, e também a SIC Online, vão suspender a programação habitual para assegurar a transmissão durante os seis dias da iniciativa.

O sinal de televisão gerado pela SIC vai possibilitar o acompanhamento do Rock in Rio Lisboa em mais de 70 países, podendo alcançar uma audiência de cerca de 750 milhões de espectadores.

As informações foram adiantadas durante uma conferência de imprensa, realizada ontem, e que contou com a presença de membros da organização do Rock in Rio e da equipa da SIC que coordenam a operação de cobertura.

A SIC Radical vai ter uma emissão diária de cerca de 14 horas ininterruptas, asseguradas pelo programa Curto Circuito. Cerca de uma dezena de caras conhecidas da estação vão garantir, durante todos os dias do festival e a partir das 14H00, uma emissão especial que durará até perto das 4H00.

A cobertura jornalística vai ser assegurada pela SIC generalista, SIC Notícias e pelo "site" SIC Online. Uma equipa de cerca de duas dezenas de jornalistas vai acompanhar os concertos e os aspectos sociais e culturais do evento. Numa área equivalente a 22 campos de futebol, a SIC e a SIC Notícias dispõem de um conjunto de meios técnicos que lhe permite entrar em directo a qualquer hora do dia e da noite. Uma parte do Primeiro Jornal e do Jornal da Noite será transmitida em directo do recinto. Todo o dispositivo informativo vai contar com espaços privilegiados de transmissão, como a Tenda Vip e dois lugares para directo instalados na área SIC para "pivots" e convidados. No recinto funcionará também uma "redacção de campanha".

Todos os canais do universo SIC aderiram a um dos pontos marcantes do Rock in Rio, os três minutos de silêncio "Por um Mundo Melhor", mensagem principal do evento. A organização do festival pretende que, no dia 29, pelas 18 horas, todas as televisões e rádios portuguesas participem no gesto, e que nessa manhã os jornais saiam para as bancas com uma primeira página em branco. Até à data não há confirmação de quais os meios de comunicação social, para além da SIC, que aderirão à iniciativa.

Sem comentários: