quinta-feira, maio 06, 2004

Controverso Severino Antinori
Ginecologista italiano garante que já nasceram três bebés clonados



O controverso ginecologista italiano Severino Antinori, célebre por ter viabilizado partos em mulheres na menopausa, afirma que há três bebés no mundo nascidos graças à técnica da clonagem, noticiou hoje a imprensa italiana.

Em declarações aos jornalistas sobre o Congresso da Associação Mundial de Reprodução Assistida (WARM), que hoje se inicia em Roma, Antinori disse que esses bebés nasceram graças à "técnica da transferência nuclear", expressão que prefere utilizar devido à "conotação demasiado negativa" da clonagem.

O médico não quis precisar quando ou onde nasceram as crianças, nem deu pormenores sobre o seu estado de saúde actual.

"A clonagem é uma coisa que já foi realizada", disse Antinori. "Funciona e é um resultado que era impensável há apenas três anos", acrescentou, referindo-se a trabalhos de investigadores sul-coreanos recentemente divulgados pela revista "Science".

Esses investigadores conseguiram produzir pela primeira vez por clonagem um embrião humano e retirar dele células estaminais embrionárias geneticamente idênticas às da pessoa clonada.

Personagem polémica, este cientista disse em 2002 que tinha conhecimento de mulheres que estariam grávidas de bebés clonados, mas nunca mais voltou a falar no assunto.

Ao apresentar o congresso da WARM, a que preside, Antinori disse que investigadores de 25 países fariam nele um ponto de situação sobre as actuais técnicas de reprodução assistida.

Sem comentários: