sexta-feira, maio 21, 2004

Cidades que vão acolher o EURO 2004

in DD

AVEIRO
Conhecida como a Veneza portuguesa, Aveiro destaca-se pelo contraste entre o antigo e o moderno. Situada à beira-mar, é conhecida pelas suas praias e pelo canal que atravessa a cidade, propriedade praticamente exclusiva dos barcos moliceiros que alegram a ria com a sua diversidade de cores. Para além das da sua principal atracção gastronómica, os famosos ovos moles, os turistas podem apreciar as casas no estilo Art Noveau ou as habitações dos pescadores, onde sobressaem as características riscas.

COIMBRA

Capital da Beira Litoral, Coimbra transpira romantismo, para quem passeia nas ruas estreitas, nos jardins, igrejas medievais, além de outros monumentos. A cidade dos estudantes, orgulha-se de possuir as mais importantes e antigas universidade e biblioteca do país, recebendo durante o ano milhares de estudantes que enchem os bares, livrarias, cafés. Desta forma, trata-se de uma cidade onde a diversão é constante no tempo de aulas, principalmente em Maio, altura da Queima das Fitas.

GUIMARÃES

A Cidade Berço é um autêntico centro histórico, com o seu imponente castelo construído para proteger a população. Guimarães foi, aliás, a primeira capital de Portugal e ficará sempre ligada ao nascimento da nação portuguesa. Os seus edifícios permanecem com uma actual traça Renascentista, Maneirista e Barroca, tornando-se em imóveis de interesse arquitectónico ou monumentos nacionais. A cidade do Baixo Minho foi considerada Património Mundial da Unesco graças à diversidade de locais que se mantêm como principal atracção turística, desde os Conventos, Igrejas, Museus, Praças, Castelo, entre outros.

LISBOA

A capital de Portugal apresenta-nos história e modernidade, além da sua beleza inconfundível. Banhada pelo Rio Tejo, Lisboa oferece ali mesmo ao lado praias e vilas piscatórias, como Sesimbra, a densa vegetação de Sintra, com os seus palácios encantados e vistas de cortar a respiração. Um céu radioso ilumina a cidade monumental, com fachadas de azulejos e estreitas ruas medievais, onde à noite se pode ouvir o fado. Lisboa é também o palco de festas populares, com uma vida nocturna divertida onde sobressai o Bairro Alto e interessantes museus. Os versos de Fernando Pessoa, o maior poeta da língua portuguesa, entoam as dimensões de Lisboa, grande, por formação histórica, com traços marcantes de progresso, deste final de século, denunciando o moderno cosmopolita já existentes, abençoados pela cultura secular europeia.

PORTO

Situado junto à foz do rio Douro, o Porto apresenta como cartão de visita as famosas caves do Vinho do Porto, as ruas estreitas que caracterizam a zona velha da cidade, na qual a Sé marca a sua forte presença. A Torre dos Clérigos oferece uma vista panorâmica, onde é possível vislumbrar a zona ribeirinha. Aí situam-se os bares e restaurantes, numa parte histórica da cidade nortenha. As praias de Espinho e Cortegaça, um pouco mais a sul, são atracção para muitos turistas.

FARO

O Algarve é o destino escolhido por excelência para todos aqueles que procuram um lugar ao sol face às fantásticas praias. Entre as cidades de Faro e Loulé está o estádio que acolhe o EURO 2004. Esta zona é rica em beleza natural, na qual se destaca as águas quentes, as vilas pitorescas rodeadas por laranjeiras e figueiras. As noites são animadas, com uma grande diversidade de restaurantes, bares e discotecas.

LEIRIA

O Castelo de Leiria é a principal atracção da cidade. O estilo gótico domina a linha de horizonte e é famoso pela sua torre central, oferecendo uma vista inesquecível. Outra das principais atracções é o pinhal de Leiria, mandado lavrar por D. Dinis no século XIV. A cidade oferece muita beleza e é dominada por edifícios magníficos, em que os arcos são uma constante.

20-05-2004 21:14:13

Sem comentários: