segunda-feira, maio 17, 2004

74ª edição da Feira do Livro de Lisboa dedicada à Europa

in DD
A «Europa é conhecimento» será motivo de vários debates multidisciplinares na 74ªedição da Feira do Livro de Lisboa, que arranca esta sexta-feira, no topo Norte do Parque Eduardo VII, em Lisboa, anunciou a organização, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira.

De 21 de Maio até 6 de Junho a Feira do Livro de Lisboa vai ser palco de várias actividades culturais que passam por leituras, espectáculos de teatro, concertos, entre outros.
O grande destaque vai para um conjunto de debates subordinados ao tema «Europa é conhecimento» que terá lugar no auditório 1 da feira.

«Serão abordados os vários aspectos sociais, políticos e religiosos da Europa», explicou Maria Manuel Pinto Barbosa, vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Este ciclo de debates vai contar com a participação de um conjunto de personalidades entre elas, José Pacheco Pereira, Francisco Louçã e Jaime Nogueira Pinto.

«Europa, Portugal e os Pós-Colonialismos» e «o ocidente e o Islão: história de uma relação» são alguns dos assuntos que serão abordados nos ciclo de debates.

Paula Moura Pinheiro, Helena Vasconcelos e Jorge Pires assumem a responsabilidade da programação cultural deste evento que privilegia o encontro de leitores e escritores.

Diariamente serão distribuídos folhetos informativos, com títulos de livros relacionados com os assuntos abordados em cada debate.

«Estes folhetos servirão de apoio, como guião, para os leitores poderem aprofundar mais os seus conhecimentos», explicou Paula Moura Pinheiro.

Outras das novidades na programação cultural da feira é a inclusão de um espaço dedicado à banda desenhada intitulado Bedeteca.

A Feira inclui ainda um pavilhão dedicado às bibliotecas de Lisboa e que visa «promover os objectivos das bibliotecas e arquivos enquanto ponto de encontro para a família». A promoção precoce dos hábitos de leitura e de aprendizagens não formais é outro dos objectivos.

A 74ª edição da feira do Livro é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (Apel) e União dos Editores (UEP).

17-05-2004 16:45:49

Sem comentários: