domingo, novembro 14, 1999

Os códigos no Código


Ao longo dos últimos séculos os códigos e a criptação de mensagens foram prática comum quando se pretendia esconder algum segredo muito valioso. É de eventuais segredos sobre o cristianismo de que fala o romance mais célebre e polémico de momento a nível mundial: o Código Da Vinci, de Dan Brown. Para além de pôr em causa as doutrinas seculares da igreja Católica, que centenas de gerações tomam como verdades adquiridas há séculos, o livro fala numa sociedade secreta: o Priorado de Sião, ao qual terão pertencido e constituído Grão Mestre: Leonardo da Vinci, Sir Isaac Newton, Botticelli e Victor Hugo. É por intermédio de diversos códigos em quadros célebres de Da Vinci e noutras formas de criptação (codificação da informação) que Dan Brown coloca os personagens a revelarem pistas para aquilo que no livro é descrito como a verdade escondida sobre o «sagrado feminino» e o Santo Graal. Existem milhares de formas de códigos, conheça algumas…

por João Tomé [publicado no jornal Destak, em Outubro 2004]

Glossário da controvérsia

O quadro de Leonardo da Vinci, A Última Ceia "peça" central no livro de Dan Brown

Maria Madalena – O livro coloca-a como central na história de Jesus, ela simboliza o escondido «sagrado feminino». Ela não seria uma prostituta, mas uma aristocrata (com sangue real), da Casa de Benjamim, casou-se com Jesus Cristo e ambos tiveram uma filha, chamada Sara. Depois de Jesus morrer Maria teria fugido para França, dando origem a uma linhagem com o sangue de Jesus, os Merovíngios, que terão fundado Paris. Uma história bem diferente da actualmente conhecida.

Sagrado feminino – seria o segredo escondido há muitos séculos no qual Maria Madalena teria tido um papel fulcral na história de Jesus. Ao ser ocultado também terá servido para diminuir o papel das mulheres na sociedade.

Jesus Cristo – terá sido o Concílio de Niceia (através de uma votação) que o definiu como filho de Deus, ou uma divindade. Antes disso nunca foi visto dessa forma, mesmo pelos seus milhares de seguidores – era visto apenas como um homem. Jesus também teria sangue real, era da linhagem da Casa de David e descendente de Salomão, rei dos Judeus. Daí o casamento com Maria Madalena ser considerado perigoso para a igreja primitiva.

Bíblia e Concílio de Niceia – Terá sido este concílio que definiu a actual bíblia ao seleccionar evangelhos de forma a excluir tudo o que não interessaria revelar ao imperador romano e pagão, Constantino. Este imperador, terá juntado as crenças pagãs e cristãs sob a forma do catolicismo.

Santo Graal – San Greal, Sang real, Sangue real ou os documentos Sangreal. A demanda do Santo Graal será a demanda para os fiéis se ajoelharem diante do túmulo de Maria Madalena, o sagrado feminino perdido. Junto do túmulo também estariam documentos secretos descobertos pelo templários que provam o «sangue real» de Maria Madalena e Jesus Cristo.

Priorado de Sião – terá sido fundado em 1099 e a sua principal missão seria proteger o Santo Graal da destruição e dos curiosos. Leonardo da Vinci, Sir Isaac Newton, Botticelli e Victor Hugo são alguns dos célebres Grãos Mestres desta sociedade secreta.

A última Ceia (o quadro de da Vinci) – da Vinci não terá pintado o cálice de Jesus tão conhecido na bíblia católica na última ceia de Jesus de propósito porque o Santo Graal não seria um cálice literalmente, mas o formato de V que surge entre Jesus Cristo e Maria Madalena que está ao lado de Jesus (algo que na bíblia não é referido). Existe ainda um homem, que seria o ciumento apóstolo Pedro a pôr a mão no pescoço de Maria Madalena de uma forma ameaçadora e ainda existe no quadro uma mão que não se percebe a quem pertence que segura uma faca.

--

Sequência Fibonacci A matemática na natureza
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, ...
Esta é a sequência Fibonacci em que cada número apresentado é igual à soma dos dois que o precedem. 1+1=2; 1+2=3; 2+3=5; 3+5=8; 5+8= 13; 8+13=21; e assim por diante.

A sequência, inspirada nas teorias do matemático Fibonacci, que viveu na idade Média, faz parte do chamado Número de Ouro. Este número não é mais do que um valor numérico cujo valor aproximado é 1,618.
Trata-se de um número irracional e enigmático que surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão, sendo considerado por muitos como o símbolo da harmonia. Pode-se achá-lo por toda a natureza, mas também em obras artistícas, tanto na pintura como na arquitectura. Leonardo da Vinci, que contribuiu para a teoria do Número de Ouro, utilizava nos seus quadros os seus conhecimentos matemáticos para garantir uma razão, perfeição, beleza e harmonia únicas – atingindo assim o Número de Ouro.
Exemplos disso, são a tradicional representação do homem em forma de estrela de cinco pontas, com pentágonos inseridos numa circunferência, e a obra Mona Lisa, onde existem vários exemplos de construção harmoniosa.
Já a contribuição de Fobonacci para o Número de Ouro está relacionada com a solução do seu problema sobre a reprodução dos coelhos, que permitiu achar a sequência Fibonacci acima descrita. Neste caso as sucessivas razões entre um número e o que o antecede vão-se aproximando do Número de Ouro.



Todos os fenómenos seguintes estão relacionados com a sequência Fibonacci, como se poderá verificar, todos as divisões indicadas são números da sequência acima apresentada.

Flores As margaridas têm geralmente 34, 55 ou 89 pétalas.
Ananás O ananás tem 8 diagonais num sentido e 13 no outro.
Futebol As dimensões correntes do campo já foram de 105, por 65m. E 105 a dividir por 65 é igual ao número PHI. Em Paris, a Pyramide, pirâmide do museu do Louvre que é referida no livro Código da Vinci e o edifício Géode são o exemplo do uso do número de ouro. Também a bola oficial da FIFA tem uma construção que usa o número de ouro.
Música Alguns violinos foram criados a partir do Número de Ouro demonstrando uma grande harmonia.
Ser Humano As proporções do corpo humano como, por exemplo, do antebraço e da mão ou das articulações dos dedos têm uma proporção áurea. Ou seja, fazendo a soma entre esses elementos chegamos por norma ao Número de Ouro.
Arquitectura Existem muitos edifícios que ao serem muito proporcionais atingem o número de Ouro, como é o caso das pirâmides de Gizé, no Egipto, que foram construidas tendo em conta a razão áurea: razão entre a altura de um face e metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro.


--

Anagramas que nos rodeiam

Anagrama: palavra que vem do grego aná, que significa: para cima, para trás; e grámma, que significa letra, transposição de letras. Anagrama é também a inversão das letras de um nome para formar outro.


Existem vários tipos de anagramas. Os quebra-cabeças utilizam muitas vezes os anagramas, que constituem grupos de palavras que usam o mesmo conjunto de letras, mas com um ordem diferente. Exemplos de anagramas:

amor e roma
maca e cama
mila e lima


Exercício 1 – para definir qual o anagrama possível das seguintes palavras:
1. Tarô (Rato)
2. Porta (Tropa)
3. Célia (Alice)
4. Sacar (casar e cara)
5. Pedra (Padre)
6. Sapo (Sopa, após)
7. Gola (galo e lago)
8. Trela (letra)
9. Apto (pato)
10. Rato (Rota)

Exercício 2 – quantas palavras consegue construir a partir das letras?

P R V A O

Até uma palavra: fraco
Até cinco palavras: mediano
Até 10 palavras: bom
Até 15 palavras: excelente

Soluções: parvo, pavor, prova, vapor, pá, ova, avó, pão, vão, pó, avo, ar, por, par, vá,

Outros tipos de anagramas:
MARROCOS e SOCORRAM
MARTELOS e SOLETRAM
AROMA e AMORA

Ainda existem relacionados com os anagramas as palavras palídromo, que são frases, versos ou palavras que tem o mesmo sentido quando lidas da direita para esquerda ou esquerda para a direita. Exemplos:
Rats live on no evil star
RADAR

Anagramas peculiares:
José Saramago: Seja amargoso
Almeida Santos: mistela danosa
Marcelo Sousa: Salmão escuro
Suor: Urso
Pasto: posta
Quarto: Quatro
Elvis: Lives
Jim Morrison: Mr Mojo Risin
Tom Cruise: So I'm Cuter
EPISCOPAL = PEPSI COLA
Prénatal: parental
Funeral: Real fun
"LISTEN!" = silent
Clint Eastwood: Old West Action
The Morse Code: Here Come Dots
George Bush: He bugs Gore
George Bush: Shoe Bugger
George W. bush: where bugs go
Saddam Hussain: Humans sad side


--

O Código de César
O tipo de código que se segue é conhecido como a Caixa de César. O famoso imperador romano foi o primeiro a construir códigos desta forma e o autor de Código Da Vinci refere-se mais nele no seu livro Fortaleza Digital. Nas letras que se seguem, que não aparentam não ter qualquer significado, escondem-se frases, descubra-as...

1. LETAESOBIASÉTTPNOEASRNR!
Para decifrar esta mensagem basta dividir o código em seis grupos de quatro palavras, e colocá-las na vertical, da seguinte forma (leia na vertical):
LETA
ESOB
I AS...

Agora pode fazer os seguintes exercícios:
2. OREASESQSDTUEOÃIGSO?

3. NIPDBIEUAOERNRMGDSIEAAEECRSDVMSOOPO

4. COEIMOSXTEDQEANIURMTGECAE


____________________
Soluções:

1.LETAESOBI ASETTPNOEASRNR!
Leitores atentos parabéns!

2. OREASESQSDTUEOÃIGSO?
OS SEGREDOS ESTÃO AQUI?

3. NIPDBIEUAOERNRMGDSIEAAEECRSDVMSOOPO
NUMA VIAGEM PODES DESCOBRIR O INESPERADO

4. COEIMOSXTEDQEANIURMTGECAE
CODIGOS QUE EXERCITAM A MENTE

1 comentário:

Unknown disse...

Mais palavras para o Exercício 2 – quantas palavras consegue construir a partir das letras?

P R V A O

roa, vão, voa, pão, voar, paro, pó.